Cotidiano

Encontro discute sobre formação para professores

MEC exige que todos os docentes da educação básica estejam formados em seis anos

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Por: Alexandre Dourado

Professores da rede estadual e municipal de educação se reúnem dia 14 e 15 deste mês, no auditório do Palácio da Cultura Nenê Macaggi, durante o 1° Encontro do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) Norte.

O evento será sediado pela primeira vez em Roraima e contará com participação de coordenadores do Parfor dos Estados da Região Norte, reitores de universidades, palestrantes do Ministério da Educação (MEC) e demais profissionais ligados à área educacional.

Debater a necessidade e a exigência de formação para professores nos cursos de nível superior em licenciatura é o objetivo do evento, conforme prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394/96). 

O MEC determinou prazo de seis anos para que todos os docentes da educação básica estejam formados em cursos como Matemática, Letras, Química, Física, Biologia, entre outros. Em Roraima, a formação para estes profissionais é ofertada pelo Instituto Superior de Roraima (IFRR) e Universidade Estadual de Roraima (UERR). 

Não apenas os professores interessados na primeira licenciatura estão convidados. Os que já são graduados também podem fazer a segunda formação. O evento será realizado pelo Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (Ceforr) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smec), entre outros. Anualmente o encontro é realizado em diferentes Estados do País.

O credenciamento ao evento pode ser feito pelo site da Seed ou no blog, onde consta um formulário para inscrição, a qual pode ser realizada também no local do evento, a partir de 8h. “É importante a presença dos professores, porque eles poderão participar com sugestões durante os momentos em que haverá perguntas e respostas”, disse Eliane.

No encontro serão sorteados entre os presentes 300 exemplares do livro Transformando a Prática Pedagógica em Artigo Científico. Ao final, será elaborado um documento a ser encaminhado ao MEC, com um diagnóstico situacional a respeito da formação dos docentes, como os entraves, as propostas e o quantitativo de professores que ainda precisam fazer a primeira ou segunda licenciatura.

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