Clodoaldo Silva, conhecido como Tubarão das Piscinas, é um nadador paralímpico brasileiro. Foto: Marco Santiago/ND
Clodoaldo Silva, conhecido como Tubarão das Piscinas, é um nadador paralímpico brasileiro. Foto: Marco Santiago/ND

O Tribunal de Justiça de Roraima realiza, no dia 12 de dezembro, o I Encontro da Acessibilidade e Inclusão, marcado para as 16h, no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto. O evento é híbrido, com 178 vagas presenciais e 100 vagas online, e está com inscrições abertas até esta quarta-feira (10) pelo site da Escola Judicial de Roraima (EJURR).

O destaque da programação é a palestra do campeão paralímpico Clodoaldo Silva, o “Tubarão Paralímpico”, que soma 14 medalhas em Jogos Paralímpicos. Ele abordará o tema “A deficiência estabelece limites, mas não a incapacidade”, compartilhando sua trajetória marcada por superação, disciplina e resiliência.

Para a presidente da CPAI, desembargadora Tânia Vasconcelos, o evento representa um avanço no enfrentamento ao capacitismo e no fortalecimento da inclusão dentro e fora do Judiciário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



“Este Encontro é um espaço de escuta, aprendizado e acolhimento. Falar de acessibilidade e inclusão é falar de pessoas, de respeito e de dignidade. A trajetória de Clodoaldo Silva nos inspira a acreditar que os limites podem ser superados quando existem oportunidades, sensibilidade e empatia”, afirmou.

A iniciativa é organizada pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) e pelo Setor de Acessibilidade e Inclusão (SAINC), em parceria com a EJURR.

Programação

A agenda inclui ainda a oficina “Acessibilidade e Inclusão em todos os lugares: o que diz a LBI”, ministrada pela professora Simone Capella, com foco na importância de atitudes inclusivas e na construção de ambientes menos capacitistas.

A programação cultural contará com apresentações da Companhia de Dança Soares Hits, formada por artistas com deficiência; show da cantora cega Odete Silva; e stand-up com o servidor Augusto Santiago. No saguão, haverá exposição do artista autista Helton Faustino e um stand do Centro de Referência Paralímpico de Roraima.