Cotidiano

Empresa desiste e atrasa conclusão de obra da ponte que interligará bairros

Conclusão da ponte que ligará os bairros Cidade Satélite e Jardim Caranã está atrasada há dois meses

A empresa que ganhou o processo licitatório para a construção da ponte que interligará os bairros Jardim Caranã e Cidade Satélite, por meio da Avenida Parimé Brasil, na zona Oeste de Boa Vista, desistiu da obra. Para dar continuidade aos serviços, a Prefeitura de Boa Vista convocou a segunda colocada na licitação. Iniciada em julho de 2015 e prevista para ser entregue no final do ano passado, a obra já recebeu os aterros e bases das cabeceiras. A previsão é que até o final de março o local seja liberado para passagem de motoristas e pedestres.

A Folha recebeu denúncias de moradores da região sobre o atraso na obra. No local, entre o maquinário parado, estavam apenas dois trabalhadores, que foram contratados há quase um mês pela nova empresa convocada. Um era de origem venezuelana e o outro de origem haitiana. “Estamos apenas construindo vigas para continuar a obra. Somos apenas nós dois mesmo”, disse um deles.

Conforme relatos de moradores da região, as atividades na obra estavam sendo seguidas de forma intensa. No entanto, há quase três semanas, o local ficou sem movimento. “Eles estavam realmente trabalhando, mas há alguns dias só restaram dois homens trabalhando aí. Não se vê mais muito movimento. Pela parte da noite, fica apenas um vigia no local”, relatou uma moradora, que reside a poucos metros de onde a ponte está sendo construída.

Genival dos Santos, que mora na região e estava passando de bicicleta pelo local, afirmou que há mais de duas semanas os trabalhadores foram desmobilizados. “A obra está meio parada mesmo”, disse.

OBRA – A ponte terá extensão de aproximadamente 20 metros, com passarelas laterais destinadas a pedestres. Nesta primeira etapa, será construída apenas a via de mão única, no sentido Jardim Caranã/Cidade Satélite. As obras fazem parte do projeto de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Boa Vista, criado com o objetivo de reformular o trânsito da Capital.

De acordo com a prefeitura, a obra é uma antiga reivindicação dos moradores e vai minimizar um dos maiores problemas de tráfego pela região: o fluxo de veículos na Avenida Carlos Pereira de Melo. De acordo com dados do Departamento Municipal de Engenharia de Trânsito (DET), passam diariamente pelo local mais de 15 mil veículos entre às 7h e 19h.

PREFEITURA – Através de nota, a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (SMOU) esclareceu que a empresa que iniciou os serviços na ponte desistiu da obra, mas não informou o motivo. “Com o novo processo de contratação, os cronogramas passaram por alterações, mas a obra segue em andamento. Esclarecemos ainda que a empresa responsável pela obra está fabricando as vigas pré-moldadas no canteiro de obras, para depois, com um guindaste, transportar e colocar no local na ponte, por isso o efetivo está reduzido esses dias no local”, explicou.  

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.