Quem precisou emitir a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) nas últimas duas semanas, na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego em Roraima (SRTE-RR), teve dificuldade com o procedimento. Isso porque o Sistema de Emissão de CTPS apresentou problemas em razão da atualização ocorrida em nível nacional, que gerou lentidão no carregamento de dados, causado pela qualidade da internet.
Segundo o auditor fiscal do trabalho da SRTE, Virgílio Pires, na manhã de ontem, 03, houve uma nova alteração no sistema. “Estão testando uma modificação do sistema e provavelmente voltará à normalidade até o final do dia”, disse. O sistema de emissão de Carteira Digital do Trabalho foi lançado em maio de 2008. Em setembro de 2015, recebeu uma atualização, ao mesmo tempo em que foi implantado o agendamento eletrônico. Desde então, o sistema começou a apresentar problemas constantes.
Diante do fato, o ministro do trabalho, Ronaldo Nogueira, determinou a emissão de 1,5 milhão de carteiras de trabalho na semana passada para atender à demanda emergencial, tendo em vista as falhas no sistema digital.
No ato, também foi determinado pelo ministro a suspensão do agendamento eletrônico em todo o Brasil, até que o sistema fosse normalizado. Contudo, Pires explicou que a determinação não foi direcionada a Roraima, uma vez que o agendamento não apresentou problemas.
Atualmente, o único local de emissão de CTPS, em Roraima, é na SRTE, segundo o auditor. Ele explicou que o Sistema Nacional de Emprego (Sine), localizado no prédio da Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), está temporariamente sem emitir o documento. Virgílio ressaltou que o Sine local precisa se adaptar ao novo sistema, por não ter as ferramentas necessárias para utilizá-lo. Ainda assim, ele disse que estão trabalhando para que possam obter a CTPS nas agências do Ministério do Trabalho no interior e até pelo Sine e outros parceiros.
De acordo com Virgílio, no ano de 2015 foram emitidas 19.405 carteiras de trabalho em Roraima, representando uma média de 1.617 carteiras por mês. Atualmente, apesar do problema com a internet, ele disse que os agendamentos para as emissões continuam acontecendo. Ele ressalta que o agendamento para emissão da CTPS deve ser realizado, exclusivamente, pelo telefone 158 ou pelo endereço eletrônico trabalho.gov.br.
“O procedimento deve ser feito previamente ao comparecimento do trabalhador na Superintendência Regional do Trabalho”, pontuou. Em relação aos prazos, o auditor fiscal informou que o documento é entregue aos trabalhadores no dia seguinte do pedido ou, em alguns casos, até no mesmo dia.
DOCUMENTAÇÃO – Para emitir a Carteira de Trabalho e Previdência Social após o agendamento necessário, o interessado deve se dirigir a SRTE, localizada na Avenida Major Willians, bairro São Francisco, zona Norte, portando RG, CPF, comprovante de residência e Certidão de Nascimento ou Casamento. No caso da 2ª via, deve ser levada toda a documentação anterior com um boletim de ocorrência, explicando o motivo da perda ou roubo. (A.G.G)