No ano letivo 2017, Roraima poderáter oito escolas da rede estadual do Ensino Médio na modalidade Tempo Integral, beneficiando 2.724 alunos. A adesão se deu por meio do Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral do MEC (Ministério da Educação).
No Estado, a Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto) indicou cinco escolas da Capital e três do Interior. O MEC aprovou seis escolas e duas estão com ressalvas. A lista preliminar com os nomes das seis unidades de ensino foi divulgada no dia 8.
O resultado final será divulgado na próxima terça-feira, 20. As matrículas começam em janeiro, conforme Calendário letivo de cada unidade de ensino.
As seis unidades que foram aprovadas sem ressalvas para a modalidade Tempo Integral são: Escola Estadual Ana Libória, Professor Antônio Carlos Natalino, Jaceguai Reis Cunha, Maria das Dores Brasil, José Vieira Sales Guerra (Caracaraí) e Padre José Monticone (Mucajaí).
Conforme a diretora do DEB (Departamento de Educação Básica da Seed), Lucimar Sales, a jornada escolar nessas unidades passa de quatro para oito horas diárias e os alunos terão aula pela manhã e tarde.
Conforme Lucimar, essas escolas não abrirão novas vagas para ingresso no Ensino Fundamental e nem na EJA. “Os alunos da escola que estudam nessas modalidades permanecem até concluir o estudo porque a mudança será gradativa. A política do MEC é de separar as escolas por modalidades”, ressaltou.
O PROCESSO – O processo de implantação será gradual, em 2017 somente alunos que farão o 1º ano do Ensino Médio terão tempo integral. “Os alunos que cursarão 2º e 3º ano seguem o modelo curricular antigo, de somente um turno”, esclareceu Lucimar Sales.