PÃO SOLIDÁRIO

Em ação solidária, ciclista fica 12h pedalando em frente de supermercado

Durante às 12 horas em que Valdeni pedala, as instituições colaboradoras chamam a atenção dos clientes que saem com as compras e podem fazer a doação do alimento.

Esta é a última parada e encerramento do 1º Pão Solidário pelo Brasil. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
Esta é a última parada e encerramento do 1º Pão Solidário pelo Brasil. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Em uma ação social para arrecadar alimentos, o ciclista e recordista brasileiro, Valdeni Pinheiro Alves, pedalou por 12h nesta quarta-feira (05), em frente a um supermercado no bairro São Vicente. A ação é a penúltima antes de encerrar a ação Pão Solidário que realizou por todas as capitais do Brasil.

A reportagem da FolhaBV vem acompanhando Valdeni desde que ele encerrou a mesma ação em Manaus no final de junho. Agora, em Boa Vista, o recordista esteve desde às 5h da manhã pedalando e sem nenhuma pausa. Segundo conta, a única pausa que pode fazer é em necessidade fisiológica.

“Em Manaus eu fiz dois dias seguidos, eu não desci da bike. Não senti vontade de fazer o fisiológico porque fica mais emocionante. As pessoas que estão olhando vão ver que você girou as 12 horas direto aqui. Então, quando você desce, elas ficam naquela dúvida [de que não valeu], mas tem que entender que eu vou concluir aquele tempo que parei acrescentando depois. Por exemplo, eu comecei cinco horas da manhã, a programação é para parar às 17h30, caso eu faça o fisiológico”, explica.

O pedal de Valdeni na ação solidária funciona da seguinte forma: com um rolo de treino específico para bicicleta, ele apoia o veículo e pedala sem parar. Durante às 12 horas em que o recordista pedala, as instituições que colaboram, chamam a atenção dos clientes que saem com as compras e podem fazer a doação do alimento.

Doação

Todo o alimento arrecadado será doado para duas instituições que abraçaram a ação de Valdeni: o Mexendo a Panela e o trabalho voluntário das irmãs vicentinas em Boa Vista. Ambas trabalham com apoio aos mais vulneráveis, principalmente migrantes venezuelanos.

“É maravilhoso [estar aqui] porque eu me identifico em ajudar as pessoas. A gente, que é estrangeiro passa, muitas necessidade quando sai da terra natal. Então, para mim, é algo que faço de coração e agradeço por continuar ajudando as pessoas que mais necessitam”, afirmou Iane Guzmán, venezuelana e voluntária do Mexendo a Panela.

O projeto social idealizado por Valdeni não tem fins lucrativos e é voluntário. A próxima ação do pedal solidário ocorrerá no domingo (08), em um supermercado do Centro de Boa Vista.

Recorde

Valdeni Pinheiro Alves é recordista brasileiro pela Mais rápida trajetória de bicicleta feita por todas as capitais do país. O amazonense, natural de Humaitá, é três vezes recordista, de acordo com o RankBrasil, e voltou a pedalar pelos estados para arrecadar alimentos em 2021.