
Eleitores com pendências na Justiça Eleitoral tem até o dia 6 de maio de 2026 para se regularizar, e participar das eleições 2026. Os serviços, como: primeiro título de eleitor, segunda via, atualização dos dados cadastrais e mudança de zona eleitoral podem ser feitos pela internet ou presencialmente, das 08 ás 14h, na zona eleitoral do seu município.
Confira a localidade dos cartórios eleitorais do seu município.
Após o prazo, os cadastros serão fechados e o eleitor não poderá obter os serviços em tempo de participar das eleições. O voto é obrigatório para cidadãos alfabetizados entre 18 e 70 anos, e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, idosos acima de 70 anos, analfabetos e pessoas com deficiência que tenham dificuldade para votar.
No dia 04 de outubro de 2026, os brasileiros irão às urnas escolher o próximo presidente da República, assim como governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais no primeiro turno das eleições. Se houver segundo turno, a votação ocorrerá em 25 de outubro.
Serviços pela Internet
Os serviços eleitorais podem ser feitos pela internet por meio da página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dentre eles estão:
- Solicitar o cadastro eleitoral e a primeira via do título;
- Regularizar título eleitoral cancelado;
- Acompanhar a solicitação do novo documento ou da regularização;
- Atualizar dados cadastrais e transferir o título para outro município;
- Incluir a identidade de gênero, raça, cor, etnia e o nome social
- Consultar e trocar local de votação e o número do título eleitoral, além de imprimir o documento.
A justiça eleitoral também disponibiliza o Serviço de Atendimento Virtual ao Eleitor (SAVE), através do WhatsApp (95) 2121-7001, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, os roraimenses poderão esclarecer dúvidas sobre o processo eleitoral.
Primeiro Título de Eleitor
Adolescentes de 15 anos que completam 16 anos até a data do primeiro turno, já podem solicitar a primeira via do título, por meio do sistema de autoatendimento TítuloNet ou de forma presencial, no cartório eleitoral mais próximo, portando RG e comprovante de residência atualizado.
Os interessados em solicitar de forma virtual, deve preencher todos os campos indicados com nome completo, e-mail, RG e comprovante de residência, além de uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação e outra a própria documentação utilizada para comprovar a identificação da primeira foto (frente e verso).
Os eleitores homens com idade entre 18 e 45 anos devem enviar ainda o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.
Após a solicitação pelo Autoatendimento, o futuro eleitor tem até 30 dias para fazer seu cadastramento biométrico no cartório eleitoral mais próximo. A partir desse procedimento, a versão digital do título eleitoral pode ser baixada no aplicativo e-Título, disponível para smartphones e tablets.
Voto obrigátorio
Ao completar 18 anos, o alistamento eleitoral é obrigatório e, se não tiver o título ou não comparecer às urnas, os cidadãos podem ter problemas para emitir outros documentos, como passaporte, CPF, e até mesmo para se matricular em instituições de ensino.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE