AGENDA DA SEMANA

Eleições UERR: Elialdo Rodrigues promete administração transparente frente à gestão da universidade

Durante entrevista ao Agenda da Semana, o candidato a reitor da UERR apontou que professores devem ter mais espaço nas decisões

Elinando Rodrigues é professor na instituição há mais de 18 anos. (Foto: reprodução/YouTube)
Elinando Rodrigues é professor na instituição há mais de 18 anos. (Foto: reprodução/YouTube)

Uma administração transparente frente à gestão da Universidade Estadual de Roraima (UERR) é o que promete o candidato a reitor e representante da chapa Humana e Transparente, professor Elialdo Rodrigues. O professor esteve no Agenda da Semana, da rádio Folha FM 100.3, desse domingo (22), que abriu espaço para todas as chapas concorrentes à reitoria.

Uma das principais propostas da chapa é garantir que alunos e professores tenham mais espaço dentro da universidade. Caso eleito, Rodrigues ainda afirmou que a ideia é ter uma universidade que planeja a execução de ações no ensino, pesquisa e pós-graduação junto aos colegiados e coordenações de cursos. 

“Nosso planejamento vai ser um planejamento aberto. Não vai ter mais esse planejamento que se faz em uma sala fechada e ninguém sabe o que se planejou, ou ninguém conhece relatório de gestão. Estou lá há 20 anos, 18 de UERR, e nunca vi a apresentação de um relatório de execução, final de ano, de tudo o que foi feito”, afirmou o candidato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Propostas para contribuição da UERR na sociedade

Para o professor, a UERR foi criada para ofertar o superior aos roraimenses e por isso deveria estar presente em todos os municípios de Roraima. No entanto, com a centralização do ensino apenas em Boa Vista, poucos têm procurado a universidade.

“Nós vamos buscar fortalecer as graduações, as pós-graduações com pesquisa e ensino de qualidade e isso passa pela valorização dos professores e servidores técnicos da universidade, desenvolvendo estratégias para que esses professores possam, então, levar os seus projetos para as comunidades. […] A gente vai ter que ir até ele [interior] e dessa forma vamos fazer a UERR contribuir”, garante Elialdo.

Além disso, essa seria uma maneira de atrair novos alunos, uma vez que a UERR estaria com poucos estudantes e problemas de demanda sobre os cursos de licenciatura. A questão foi apresentada e citada por todos os três candidatos.

Para saber mais propostas do candidato a reitor da UERR e sua história acadêmica, Elialdo Rodrigues, confira a entrevista completa!

Eleições UERR 2023

As eleições para gestão da Universidade Estadual de Roraima acontecem na próxima quinta-feira (26). De acordo com o atual vice-reitor, Cláudio Delicato, alunos, técnicos e professores aptos a votar devem fazer a escolha da chapa durante todo o dia, pelo celular.

Para informar além da comunidade acadêmica, o programa Agenda da Semana ouviu todas as chapas concorrentes: 

  • Chapa 01 – Gestão e Inovação: Cláudio Delicato, candidato a reitor, e Edson Damas, a vice-reitor;
  • Chapa 02 – Renovação Já: Enia Maria, candidata à reitora, e Iris Ramírez, à vice-reitora;
  • Chapa 03  – Humana e Transparente: Elialdo Rodrigues, candidato a reitor, e Jairzinho Rabelo, a vice-reitor.