Cotidiano

Edital irá premiar professores da educação básica

Prêmio leva nome de ‘Professora Maria Odete Calheiros Pena’

 O Prêmio Estadual de Gestão Escolar ‘Professora Maria Odete Calheiros Pena’ busca  valorizar os gestores escolares que atuam na Educação Básica desenvolvendo práticas diferenciadas e exitosas nas escolas, valorizando o ensino público. O prêmio leva o nome da professora que atuou por mais de 30 anos na educação de Roraima.

O edital com a regulamentação será publicado em breve no Diário Oficial do Estado. Os gestores também vão concorrer à versão nacional do prêmio, o PGE (Prêmio Gestão Escolar), promovido pelo Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação).

 “Os nossos professores têm boas práticas nas escolas e eles estão sistematizando essas práticas. O prêmio é uma forma de reconhecer e valorizar esses profissionais da Educação que estão desenvolvendo um excelente trabalho nas instituições de ensino”, explicou o governador Antonio Denarium, durante assinatura do decreto.

Karol Calheiros, filha da professora Maria Odete, participou do evento. Segundo ela o Prêmio é um reconhecimento pelo trabalho realizado pela mãe ao longo da sua trajetória profissional. “Foi um momento de muita surpresa, emoção, único. Minha mãe era muito querida e positiva. Eu acredito que ela está muito feliz, pois ela lutava para que todos tivessem a oportunidade de estudar”, disse emocionada.

MARIA ODETE CALHEIROS PENA – Nasceu em 16 de maio de 1956 na cidade de Itacoatiara, no estado do Amazonas. Faleceu em fevereiro de 2013, vitima de um aneurisma cerebral. Chegou a Boa Vista no inicio dos anos 80. Ingressou no quadro de Professor do Território Federal de Roraima em 1° de junho de 1984, dedicando a sua vida ao magistério, focando na formação docente.

Maria Odete era formada em Pedagogia, tinha especialização em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Especialização em Educação e Saúde Pública, Mestrado em Ciências da Educação Superior e Doutorado em Ciências da Educação Superior.

Atuou na instalação da UERR (Universidade Estadual de Roraima), coordenou o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), compôs o Conselho Universitário da UERR, foi diretora do Instituto Superior de Educação de Roraima, diretora do CEFAM/RR (Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério).

Também ocupou uma cadeira no CEE/RR (Conselho Estadual de Educação de Roraima) e foi assessora da UAB (Universidade Aberta do Brasil) com Polo na Fundação Univirr (Universidade Virtual de Roraima).

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.