A Facility de Investimentos Sustentáveis S/A, com apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), laçaram o edital de convocação para negócios inovadores da economia verde na Amazônia.
A plataforma de financiamento de negócios sustentáveis na Amazônia vinculada ao Instituto Amazônia+21 é a percussora do edital. Empresas que atuam em estados da Amazônia Legal pode se inscrever. O edital contemplará empresas do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão.
Este é o primeiro edital lançado com recursos do Fundo Catalítico, no qual a Agência fez um aporte de R$ 2 milhões em março deste ano. A iniciativa conta ainda com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o edital, as empresas interessadas precisam estar em operação há pelo menos um ano e atuar em um dos setores da economia verde. Sendo eles, a bioeconomia, energia renovável e biocombustíveis, o turismo e economia criativa, água, agricultura de baixa emissão e floresta, acesso à infraestrutura e serviços de qualidade, desenvolvimento e ordenamento urbano, gestão ambiental, fortalecimento de capacidades, geração de renda e participação social.
A diretora de Economia Sustentável e Industrialização, Perpétua Almeida, enfatizou que o objetivo da iniciativa é incentivar empresas que buscam recursos para desenvolver soluções focadas no desenvolvimento econômico sustentável da Amazônia.
“Este edital é o primeiro passo para levarmos recursos diretamente a quem desenvolve soluções inovadoras, unindo tecnologia, comunidades tradicionais e preservação ambiental. A ABDI está nessa jornada porque acreditamos que o futuro da bioeconomia começa com o apoio aos empreendedores dispostos a inovar e garantir a floresta em pé”, afirmou a diretora.
O presidente do Instituto Amazônia+21, Marcelo Thomé, destacou a importância do edital para os empreendedores da Amazônia.
“Estamos dando um passo concreto para transformar o potencial da bioeconomia amazônica em desenvolvimento real e geração de renda para quem vive na região. Este chamamento representa uma oportunidade para que empreendedores da Amazônia acessem recursos e apoio técnico. Fortalecendo negócios que aliam inovação, impacto socioambiental e conservação da floresta”, finalizou Marcelo Thomé.