
Criminosos estão usando e-mails falsos para aplicar golpes envolvendo alvarás de funcionamento em Boa Vista. As mensagens, que simulam notificações oficiais da Prefeitura, mencionam supostas irregularidades e utilizam, de forma indevida, nomes de servidores e setores da administração municipal.
Em alerta da Prefeitura, a Secretaria de Municipal de Planejamento, Orçamento, Finanças e Tecnologia da Informação (SMPOFTI) esclareceu que não envia e-mails falsos para esse tipo de comunicação. Segundo o órgão, notificações legítimas sobre alvarás e tributos municipais são realizadas exclusivamente por meio do portal SAATRI ou por fiscais devidamente autorizados e identificados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“As mensagens fraudulentas costumam utilizar linguagem alarmante, mencionar prazos curtos e incluir links suspeitos. A recomendação é não clicar em links, não baixar arquivos e não fornecer dados pessoais ou empresariais. O objetivo desses e-mails é obter informações sensíveis dos contribuintes e aplicar outros golpes”, destacou a Prefeitura.
Em caso de dúvida sobre e-mails falsos, a recomendação é buscar atendimento diretamente nos canais oficiais da Prefeitura, especialmente junto ao setor de Alvará.
Outros alertas
Essa não é a primeira vez que criminosos utilizam informações de órgãos municipais para aplicar golpes. No ano passado, um número de telefone, via WhatsApp, foi identificado como solicitando atualização de dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para o programa Bolsa Família. Na ocasião, a Prefeitura reforçou que não faz solicitações de informações pessoais por WhatsApp.