Cotidiano

Donos de imóveis evitam reajustar preço de aluguel diante da crise

Donos de imóveis evitam reajustar preço de aluguel diante da crise Donos de imóveis evitam reajustar preço de aluguel diante da crise Donos de imóveis evitam reajustar preço de aluguel diante da crise Donos de imóveis evitam reajustar preço de aluguel diante da crise

O delegado do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), Reginaldo Lima, disse que, em Boa Vista, a locação de casas e apartamentos permanece estável desde o fim do ano. O motivo é que muitos proprietários de imóveis não reajustaram o preço do aluguel para manter os inquilinos. Outros até baixaram o preço para alugar mais rápido.

Em alguns bairros da cidade considerados nobres, principalmente nas zonas Norte e Leste ocorreram o reajuste anual no preço do aluguel. No Paraviana, por exemplo, os donos de imóveis já corrigiram o preço, conforme o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). Em bairros mais afastados do Centro, os donos de imóveis preferiram não reajustar para não perder o inquilino. O preço do aluguel dos imóveis desocupados caiu. Esta foi a forma encontrada pelos donos para atrair inquilinos.

Os bairros Aparecida, na zona Norte, e Cidade Satélite, zona Oeste, são os que mais têm imóveis alugados em Boa Vista. Mas a procura é maior nos bairros Caranã, na zona Oeste, e Aeroporto, zona Norte, porque ambos ficam perto da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e de um dos shoppings. “O problema é que nesses dois bairros a oferta não atende à demanda”, observou.

O preço do aluguel varia de acordo com o bairro. Uma casa com três quartos no Paraviana, por exemplo, não sai por menos de R$ 2.500,00. O aluguel desta mesma casa no bairro Cidade Satélite sai até por R$800,00.

O delegado orienta o cidadão a procurar uma imobiliária antes de alugar para pegar orientações sobre a locação e contrato. “É bom lembrar que o dono do imóvel é quem deve pagar o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). O inquilino assina o contrato, coloca água e luz em seu nome e fica responsável pelo imóvel durante o período do contrato”, informou Reginaldo Lima.

COMÉRCIO – Os imóveis comerciais também estão com os preços de aluguel em queda. O reajuste inflacionário no aluguel é corrigido pelo IGP-M. Mas o problema do IGP-M é que ele corrige apenas a inflação e não reflete a realidade do mercado imobiliário, que está tendo oferta maior que a demanda. Geralmente, o contrato de aluguel é de até 30 meses, mas se alguma parte quebrá-lo antes disso, há multa.

As imobiliárias notificam o inquilino quanto ao reajuste no preço do aluguel. Mas este reajuste deve estar previsto em contrato. Se o proprietário quiser subir o preço do aluguel sem isso estar previsto em contrato, não pode. Caso isso aconteça, o inquilino pode rescindir o contrato por quebra. (AJ)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.