Cotidiano

Dia é de homenagens ao doador de sangue

Hemocentro intensificou as ações educativas e de divulgação para incentivar a doação de sangue

O Dia Nacional do Doador de Sangue é lembrado hoje como uma data especial para conscientizar a sociedade da importância da doação de sangue e para homenagear quem pratica esse ato solidário. Em todo o país estão sendo desenvolvidas ações para ressaltar esta relevante solidariedade, que é pautada em valores de cidadania, voluntariedade e altruísmo, e para proporcionar um maior envolvimento social na causa.

Em Roraima, o Hemocentro intensificou esta semana as ações educativas e de divulgação para sensibilizar, incentivar a doação de sangue e mostrar que existe uma necessidade cotidiana de voluntários ao destacar a relevância da participação de todos durante o ano inteiro. Em homenagem, 20 seguimentos da sociedade receberão, hoje à tarde, certificados de reconhecimento pela a ação social. São igrejas, empresas e movimentos estudantis com voluntários que se mobilizam para este ato altruístico e voluntário.

Segundo a assistente Social do Hemocentro, Deusa de Jesus Barreto, entre estes seguimentos, duas empresas se destacam por atuarem de forma efetiva. “Uma delas, libera 10 funcionários por semana para doar sangue”, disse. Os certificados terão a classificação de diamante e ouro de acordo com a participação de cada mobilização.   “A doação de sangue é uma ação de saúde por pessoas saudáveis”, comentou.

Segundo ela, uma constante necessidade é a de doadores com fatores negativos, devido ao número reduzido de pessoas com essa tipagem sanguínea. O paciente com esta tipagem não poder ser atendido por outros fatores de sangue.

BENEFÍCIOS – A sociedade reconhece a importância e o valor de alguém que se dedica a esta causa com a concessão de alguns benefícios, como a preferência para doadores com carteirinhas de doação de sangue em filas de banco, isenções de taxas para concursos públicos, meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, entre outros.
Alguns benefícios podem variar dependendo do estado do Brasil. No entanto, o direito de se ausentar do trabalho sem desconto no salário por um dia a cada 12 meses de trabalho no dia em que doou, vale para todo o país.

VOLUNTÁRIOS – Os voluntários que estavam doando sangue ontem à tarde, no Hemocentro de Roraima, falaram da importância em ajudar ao próximo.   O assistente administrativo Francisco Jhonattan dos Santos Timótio, 21, doa regularmente a cada quatro meses e estava doando para uma amiga que está com leucemia. “É gratificante a gente poder ajudar a salvar vidas, e também não sabemos quando precisaremos dessa ajuda. Por isso, precisamos manter o estoque”, disse.

O analista de recursos humanos, Alberson Tenório Coutrim, 27, é doador há oito anos e disse que foi motivado desde pequeno quando via o pai doando sangue. “Queria doar o quanto antes, mas ainda não podia devido à idade. Foi quando eu estava servindo para o Exército Brasileiro que doei pela primeira vez, em 2008. Este é um bonito ato de solidariedade em atenção ao próximo”, comentou. (A.D)