EMPREGO E ACESSIBILIDADE

Dia D: Evento promoverá inclusão para PcD no mercado de trabalho

Além da oferta de mais de 60 vagas de emprego imediatas, haverá uma roda de conversa onde diversas instituições e especialista irão ministrar palestras acerca das vantagens e benefícios da inserção do PdC ao mercado de trabalho.

O evento é aberto ao público, basta comparecer ao local no dia do evento. (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
O evento é aberto ao público, basta comparecer ao local no dia do evento. (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Nesta quinta-feira, 28, a Setrabes promoverá o Dia D que visa realizar ações voltadas para a empregabilidade e inclusão da Pessoa com Deficiência (PdC) e Reabilitados do INSS. O evento está previsto para iniciar a partir das 8h, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAPD).

O encontro irá ocorrer por meio do Departamento de Políticas de Emprego, Trabalho e Renda (DPETR), que este ano desenvolveu um novo formato de programação. Agora, além da oferta de mais de 60 vagas de emprego imediatas, haverá uma roda de conversa onde diversas instituições e especialista que irão ministrar palestras acerca das vantagens e benefícios da inserção do PdC ao mercado de trabalho.

Os participantes do evento terão acesso a informação e poderão sanar dúvidas sobre auxílios e direitos.

Gabriel Maciel, diretor do Departamento de Políticas de Emprego, Trabalho e Renda, afirma que atualmente existe uma dificuldade de preencher as vagas para PdC devido a desinformação acerca do BPC. (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Em entrevista, Gabriel Maciel, diretor do DPETR, explica que a razão de promover a roda de conversa é combater a desinformação acerca de diversos assuntos, mas principalmente do BPC, que dificulta a inserção desse público no mercado de trabalho.

“O objetivo principal é levar informações e mudar todas essas barreiras negativas sobre as pessoas com deficiência e conscientizar que elas não só podem, mas que devem entrar no mercado de trabalho porque elas têm competência e incentivo para isso. Porém, pela falta de informação e por conta do mito da perda do BPC, elas não entram. É uma problemática eu ter 400 pessoas no banco de dados e 200 vagas de emprego e não conseguir encaminhar ninguém”, explicou Gabriel.

A ação é aberta a toda a população e, para participar, os interessados devem somente comparecer ao ao evento. O local escolhido foi pensado para garantir a acessibilidade aos mais de 250 participantes esperados. O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência está localizado na Av. São Sebastião, nº 1195, no bairro Santa Tereza.

Além das informações e vagas de emprego, serão oferecidos outros serviços, como de saúde, de embelezamento, entregas de cadeiras de rodas, assim como também irá contar com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran/RR).