Cotidiano

Dez municípios têm mortes em investigação

A capital Boa Vista é a cidade com maior número de óbitos nessa situação, com 15 casos registrados

Consta no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), dessa quinta-feira, 4, o registro de 30 mortes em investigação por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

A capital Boa Vista é a cidade com maior número de óbitos nessa situação, com 15 casos registrados.

Outros municípios que também possuem mortes em investigação são: Alto Alegre (3), Mucajaí (2), Pacaraima (2), Amajari (1), Bonfim (1), Cantá (2), Rorainópolis (2), Uiramutã (1) e Iracema (1).

BOA VISTA – A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu por meio de nota que o processo relacionado a investigação de óbito de pacientes suspeitos com a Covid-19 tanto do HCSA como HGR depende da declaração de óbito.

A nota explica que se na declaração constar no resultado que o paciente é confirmado para a doença, não haverá necessidade de investigação. Caso contrário, ou seja, o paciente for suspeito, aí sim será investigado pela vigilância municipal de acordo com critérios e protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Esclarece ainda que os óbitos de pacientes suspeitos ocorridos tanto no HCSA como no HGR são registrados e devidamente investigados.

SESAU – Em recente nota, enviada à FolhaBV pela Sesau, por meio Centro de Operações Especiais de Saúde Pública de Roraima (Coerr), foi informado que a investigação dos óbitos hipoteticamente causados pelo novo coronavírus é realizada pelo município de ocorrência, e que compete a este a inserção, a confirmação e a alteração da causa básica que levou ao óbito.

Ainda de acordo com a Sesau, após investigação epidemiológica feita pelo município, essa informação pode ser alterada na classificação final, em virtude da averiguação domiciliar e, principalmente, do resultado do exame laboratorial.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.