EM BOA VISTA

Desfile de 7 de Setembro encerra com presença de mais de 10 mil pessoas na Ene Garcez

Via recebeu mais de 9 mil visitantes e cerca de 1,5 pessoas participantes do desfile cívico-militar

Público presente durante o desfile (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Público presente durante o desfile (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Mais de 10 mil pessoas, sendo 9 mil visitantes, passaram pela avenida Ene Garcez, na manhã deste domingo (7), em Boa Vista, para acompanhar o desfile cívico-militar da Independência. Ao menos 54 tropas, entre escolas, forças de segurança e instituições, mobilizaram cerca de 1,5 mil participantes pela via entre 7h e 10h.

Dos grupos, estavam estudantes de 22 escolas e colégios militarizados estaduais, e de 15 escolas privadas, além de integrantes de forças de segurança como Exército, Força Aérea Brasileira (FAB) e Marinha do Brasil.

Público presente durante o desfile (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Também estiveram na avenida agentes da polícias Militar (PMRR), Civil (PCRR), Penal (PP), Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiros (CBMRR), da Guarda Civil Municipal de Boa Vista e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR).

Das autoridades presentes, estavam: 

  • Coronel aviador Paulo Fernando Pereira Caliari, comandante da Base Aérea de Boa Vista;
  • Capitão tenente Wanderlan Santos da Silva, comandante da agência fluvial de Caracaraí da Marinha do Brasil;
  • Roberto Pereira Angrizani, general da 1ª Brigada de Infantaria de Selva;
  • Antonio Denarium (Progressistas), governador;
  • Edilson Damião (Republicanos), vice-governador;
  • Dr. Hiran (Progressistas), senador;
  • Secretários estaduais como os comandantes-gerais, coronéis Overlan Lopes (Polícia Militar) e Anderson Carvalho de Matos, Flamarion Portela (Casa Civil), Hércules Pereira (Justiça e Cidadania) e Mikael Cury-Rad (Educação e Desporto). 

A marcha levou cores, música e tradição para uma das principais avenidas da capital. Entre pelotões a pé e veículos mecanizados, a população acompanhou de perto cada apresentação.

Para muitos, o desfile é uma tradição que se repete a cada ano. “Todo ano eu venho visitar, é muito interessante. A gente sempre está presente no desfile de 7 de setembro é muito importante pra nossa vida, porque fazemos parte da história”, disse a recepcionista Francimeire de Andrade Lima, 46.

Ela destacou que a edição deste ano surpreendeu pela organização e pelo público. “Neste ano, o evento está mais organizado, tem mais pessoas, e a gente vê que sempre todas as escolas estão participando continuamente e com apresentações maravilhosas”.

O empresário Rafael Gonzaga Castro, 39, também fez questão de marcar presença. “Todo ano a gente tenta estar presente nos desfiles. Eu que já fui militar, estou sempre prestigiando. Neste ano ano, em especial, a gente veio para acompanhar meu enteado, que veio comandar a tropa escolar, então pra gente é muito prazeroso”.

Ele contou ainda que já participou da marcha em outros tempos. “Já desfilei sim, três vezes. Quando eu era militar do Exército Brasileiro. Servi ao Exército por sete anos”.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.