Cotidiano

Desfile de 7 de Setembro é cancelado para impedir aglomeração

Solenidade será lembrada por meio de uma celebração menor e simbólica, informou o Governo do Estado

Em razão da pandemia do coronavírus e as recomendações para evitar aglomeração de pessoas, o tradicional desfile de 07 de Setembro foi cancelado em Roraima. A informação foi confirmada nesta terça-feira, 25.

Segundo o Governo do Estado, a solenidade será lembrada por meio de uma celebração menor e simbólica, mas não terá o desfile na Avenida Ene Garcez que normalmente reúne milhares de alunos da rede estadual de educação, espectadores e ambulantes.

“O Governo do Estado fará apenas solenidade simbólica do 7 de setembro por conta do decreto presidencial.  Não terá comemoração nem desfile para evitar aglomeração”, informou a Secretaria de Comunicação Estadual (Secom) em nota à imprensa. Na ocasião, é previsto que o governador Antonio Denarium (sem partido) faça o hasteamento da bandeira e acenda a chama da Independência.

DESFILE – Tradicionalmente no feriado da Independência do Brasil, o Governo de Roraima  de promove o desfile cívico-militar de 07 de setembro. No ano passado, cerca de 2 mil estudantes desfilaram na Avenida Ene-Garcez. 

Além dos alunos também desfilam na avenida as representações militares do Exército e também da Polícia Militar de Roraima, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, Corpo de Bombeiro Civil entre outras organizações militares e da segurança pública do Estado.

Além dos estudantes, desfile tradicionalmente reúne espectadores e ambulantes (Foto: Arquivo FolhaBV)

MINISTÉRIO DA DEFESA – No início de agosto, o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, recomendou o cancelamento dos desfiles em todo o país. Em portaria publicada no Diário Oficial da União, o ministro determinou aos Comandantes do Exército Brasileiro, Força Aérea e Marinha do Brasil que orientem aos membros das Forças Armadas para se abster de participar de qualquer evento comemorativo alusivo ao 07 de Setembro.