Cotidiano

Derramamento de esgoto pode ter ocasionado morte de peixes

Femarh disse que existe pouquíssima oxigenação na água

Derramamento de esgoto pode ter ocasionado morte de peixes Derramamento de esgoto pode ter ocasionado morte de peixes Derramamento de esgoto pode ter ocasionado morte de peixes Derramamento de esgoto pode ter ocasionado morte de peixes

O derramamento de esgoto no igarapé Caxangá pode ter  ocasionado à morte de peixes, pois de acordo com análise da água feita pela Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) foi constatada baixa oxigenação, o que ocasionou a morte dos animais. 

A Fundação informou por meio de nota, que a medição foi feita na foz do igarapé e o parâmetro de oxigênio dissolvido estava 0,3 mg/L, o que indica pouquíssima oxigenação na água. A quantidade normal é 7 á 10mg/L de oxigênio dissolvido.

A análise feita mede seis parâmetros, o PH, a turbidez, o oxigênio dissolvido, o oxigênio saturado e temperatura da água e do ar.

Segundo os dados antes coletados pela Femarh, que há cinco anos realiza o monitoramento dos principais rios de Roraima.

Já o oxigênio saturado em ambiente normal é de 80, 90, 100 e no local da análise foi constatado apenas 3.8. Segundo a resolução do CONAMA 357/05, esses valores estão muito abaixo do aceitável.

“A Fermarh está buscando identificar a causa do problema para adotar as providências necessárias, e se for o caso, aplicar multa à quem causou o fato”, finaliza a nota.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.