Cotidiano

Deputados vão mediar solução da crise energética em Amajari

A reunião está marcada para ocorrer esta quinta-feira, 19, com deputados estaduais, representantes do governo e do município afetado

A Assembleia Legislativa de Roraima informou que nesta quinta-feira, 19, haverá uma audiência pública entre deputados estaduais, representantes do Governo do Estado e do Município de Amajari, para tentar mediar uma solução para a crise energética da região.

O anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier (SD), após reunião com o prefeito Moacir Mota (PR) e vereadores, realizada na segunda-feira, 16.

Na ocasião, o prefeito disse ter recebido como justificativa a existência de um débito de, mais ou menos R$ 9 milhões, entre a Companhia Energética de Roraima (Cerr) e uma empresa terceirizada contratada para fornecer o serviço de geração e manutenção do sistema energético daquela localidade.

Moacir afirmou que, esses mesmos representantes do Governo do Estado teriam assegurado que a solução para o problema dependeria da Assembleia Legislativa, por meio da alocação de recursos orçamentários e financeiros autorizados em favor da Cerr, para o pagamento da dívida.

Jalser Renier explicou a situação. “A solução para esse problema depende sim do Governo do Estado, e estamos convocando o chefe da Casa Civil, Oleno Matos, e o presidente da Companhia, Antonio Pereira Carramilo Neto, para que prestem esclarecimentos sobre o absurdo, e para que resolvam o problema de Amajari com a máxima urgência. Remédios e vacinas estão se perdendo no município, comerciantes estão perdendo mercadoria, equipamentos estão queimando, e o governo prefere justificar dizendo que depende da Assembleia?”, questionou.

O deputado salientou esperar que dessa reunião marcada para o dia 19, saia uma solução rápida e eficiente que atenda os anseios da população. Estiveram na reunião com o presidente da Assembleia, o presidente da Câmara de Vereadores, Natividade Vieira (PP), e os vereadores Jean Charles (PSL), Antônio Cabral (PPS), Jerônimo Cabral (DEM), e César Filho (PSB), além do 1º tuxaua da comunidade Três Corações, Vando Rocha da Costa e da deputada Lenir Rodrigues (PPS).

A questão elétrica que assola o município tem afetado a classe empreendedora, rede escolar, unidades de saúde, toda a população. O sistema de geração de energia que abastece o município de Amajari é composto por quatro motores de 900Kva, e destes apenas um está em funcionamento. Caso este também apresente defeito, o município sofrerá um blecaute geral.

Com informações da Assembleia Legislativa.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.