Por conta da recente fuga de presos ocorrida na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC), o deputado estadual Izaías Maia (PT do B) voltou a cobrar agilidade dos parlamentares na instalação e início dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Prisional. O pedido ocorreu durante pronunciamento em tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira, 10.
Durante pronunciamento, Maia enfatizou sua preocupação em relação ao caos vivido pela população, que tem se sentido cada vez mais refém da criminalidade. “São presos de alta periculosidade, praticando todos os tipos de crime em nossa sociedade”, disse.
SOBRE A CPI
No dia 22 de junho deste ano, o presidente da Casa, deputado Jalser Renier (SD) anunciou os nomes dos deputados que farão parte da CPI do Sistema Prisional. O grupo será composto pelos deputados Jorge Everton (PMDB), Coronel Chagas (PRTB), Izaías Maia (PT do B), Soldado Sampaio (PC do B) e Gabriel Picanço (PRB).
A criação da CPI foi motivada por Jorge Everton no início do mês de junho, após constantes fugas das unidades prisionais e falhas encontradas no sistema de segurança pública. Na época, Everton comentou sobre a necessidade de apurar o que foi investido no ultimo ano e fazer, como ele mesmo explicou, um raio-X no geral.
Com informações da Superintendência da Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (Supcom ALE-RR).