Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informa que possui uma ambulância à disposição. (Foto: SMSA)
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informa que possui uma ambulância à disposição. (Foto: SMSA)

A FolhaBV recebeu nesta terça-feira (6), uma denúncia sobre a suposta falta dos serviços prestados pelas ambulâncias durante a madrugada no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), em Boa Vista. Segundo relatos, a ausência do serviço estaria coloca em risco crianças que necessitam de remoção ou procedimentos de urgência.

De acordo com a denúncia, a falta de ambulância estaria impossibilitando a realização do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e também a Agência Transfusional de buscar bolsas de sangue no Hospital Geral de Roraima (HGR). Além de dificultar a transferência dos pacientes, especialmente adolescentes acima de 12 anos, em estado grave para outras unidades de saúde.

Ainda conforme as informações repassadas, a situação estaria ocorrendo devido a falta de autorização do pagamento de serviços extras pela gestão. A justificativa seria em razão de conflitos e perseguições anteriores envolvendo os condutores das ambulâncias.

O outro lado

A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Boa Vista, que negou as denúncias por meio da seguinte nota:

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a denúncia não procede. O Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) possui uma ambulância à disposição, que é utilizada para conduzir pacientes graves, acompanhados por equipe do hospital. Reforça ainda que para fazer o transporte de hemocomponente, buscar as bolsas no Hemocentro não é necessário utilizar ambulância nem ter um motorista de ambulância para serviços administrativos durante a noite, tendo em vista que há um carro próprio para isso.

Em relação ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD), foram registradas apenas nove transferências à noite em 2025, e todas foram, e são, programadas. Então, não é viável manter um motorista disponível 30 dias por mês, se as transferências são limitadas e feitas conforme a programação. No caso de crianças acima de 12 anos ou adultos em estado grave, o SAMU BV é acionado para realizar o transporte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE