Cotidiano

Denúncia no TCE aponta irregularidades em licitação de call center da Smec

Secretaria Municipal de Licitações informou que ainda não foi notificada pelo TCE-RR e que a licitação cumpriu as legislações vigentes

Denúncia no TCE aponta irregularidades em licitação de call center da Smec Denúncia no TCE aponta irregularidades em licitação de call center da Smec Denúncia no TCE aponta irregularidades em licitação de call center da Smec Denúncia no TCE aponta irregularidades em licitação de call center da Smec
Servidores comissionados da SMEC relatam não ter recebido as férias de janeiro (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Servidores comissionados da SMEC relatam não ter recebido as férias de janeiro (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Uma representação protocolada no Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR) aponta irregularidades em um pregão eletrônico promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de Boa Vista. O processo teve como objeto a contratação de serviços de call center.

O processo licitatório, do tipo menor preço por grupo, visava selecionar a empresa que oferecesse a melhor proposta para fornecer e operar uma central de teleatendimento. Os serviços deveriam abranger desde a infraestrutura necessária para operação do call center, como espaço físico e equipamentos, até a gestão de pessoal, incluindo atendentes e demais recursos operacionais.

A denúncia, ao qual a Folha teve acesso, aponta que a empresa vencedora, que obteve a primeira colocação no certame e foi chamada para a negociação, foi habilitada irregularmente, sem apresentar a documentação necessária para comprovar a capacidade técnica, conforme exigido no edital. Diante da situação, a empresa concorrente teria apresentado recurso, que foi indeferido pela pregoeira.

“Existem gravíssimos indícios de irregularidades identificados e denunciados à Prefeitura de Boa Vista, através do devido recurso aviado durante a licitação, que foram ignorados pela Comissão, mesmo após análise da documentação solicitada em sede de diligência e que trouxe com clareza o dolo da empresa em fraudar o processo licitatório em questão, com a aparente anuência da Administração, ao permitir que a empresa Reclamada fosse habilitada em desconformidade ao Edital e completa AFRONTA ao princípio da legalidade”, menciona trecho da representação.

Teriam faltado documentos sobre a capacidade técnica da empresa, notas fiscais e comprovantes de infraestrutura, além de invalidação das assinaturas eletrônicas nos contratos e a discrepância entre os serviços apresentados e os exigidos, como a substituição de posições de atendimento (UPAs) por chamadas telefônicas.

A denúncia solicita que o Tribunal de Contas suspenda o andamento da licitação e, caso já tenha ocorrido a contratação, que o contrato seja suspenso até que a apuração dos fatos seja concluída. O mesmo pedido foi protocolado na justiça comum.

O que diz a Smec

A Secretaria Municipal de Licitações e Compras (SMLIC) informou que ainda não foi notificada pelo TCE-RR sobre a representação. “Esclarece que a licitação ocorreu em total cumprimento das legislações vigentes, bem como em observância aos princípios da legalidade, transparência e do tratamento isonômico, nos termos da Lei Geral de Licitações e Contratos(Lei nº 14.133/2021)”, finalizou.

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