Mais de 1 hora na fila, esse foi o tempo de espera de clientes da agência bancária do Banco do Brasil, na tarde desta segunda-feira (3), na capital. A reclamação é de servidores do estado que não conseguem fazer o saque. Um deles chegou a tentar em três agências, porém todas apresentavam problemas na hora do saque.
“Durante o final de semana, não estava disponível a operação para o saque e não temos como sacar o salário que recebi na sexta-feira. O Governo do Estado nos obriga a receber por meio do Banco do Brasil, o que causa transtorno. Nada funciona nesse banco, irei entrar na justiça”, relatou uma cliente inconformada. Ela acredita que o salário dos servidores está sendo usado em investimentos.
Demora
Segundo relatos, a fila para o atendimento no caixa chegou a durar mais de uma hora de espera, causando revolta para aqueles que ainda precisavam trabalhar e só estavam no local por causa do pagamento de contas.
A reportagem esteve no local e apurou que o problema ocorre desde o final de semana. Em Roraima, duas agências do Banco do Brasil foram fechadas, alguns funcionários da agência foram aposentados e não foram substituídos, o que deixou um déficit no quadro de pessoal e evidenciou ainda mais a demora.
À reportagem, os clientes manifestaram o desejo de procurar o Procon para prestar queixa pelo descumprimento à Lei da Fila.
Outro lado
A Folhaweb entrou em contato com a agência do Banco do Brasil que informou que o funcionamento dos caixas eletrônicos é afetado pela qualidade das cédulas em circulação e ocorre a recusa de saques após determinado número de notas rejeitadas pelo dispensador de cédulas do equipamento, a solução definitiva de tal problema somente ocorrerá quando o Banco Central do Brasil voltar emitir notas para repor as cédulas danificadas.
A nota informou ainda que os clientes correntistas e poupadores do Banco do Brasil podem utilizar os terminais do Banco 24Horas para efetuarem saques, pagamentos e verificar saldo sem custo adicional, de acordo com a modalidade do pacote de serviços contratado e tabela de tarifas vigente.
Governo
De acordo com nota enviada pelo Governo do Estado, a disponibilidade de dinheiro em caixas eletrônicos é de responsabilidade da agência bancária e os servidores têm total liberdade para informar o banco que quer receber o salário.