Trabalhadores que defendem a vaquejada se reuniram na manhã desta terça-feira, no Parque de exposições Dandanzinho, localizado na BR-174, na área rural de Boa Vista, para protestar contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a lei que regulamenta a vaquejada em todo o Brasil. A manifestação contou com cerca de 60 pessoas.
Muito comum no Norte e no Nordeste, a vaquejada é uma atividade competitiva, na qual os vaqueiros têm como objetivo derrubar o boi puxando o animal pelo rabo. Os ministros consideraram que a prática causa sofrimento aos animais e fere os princípios da Constituição de preservação do meio ambiente.
No dia 6 de outubro, o STF julgou inconstitucional a lei cearense 15.299/2013, que regulamentava os espetáculos de vaquejada no Estado. Com o entendimento da Corte, a vaquejada passa a ser considerada uma prática ilegal, relacionada a maus-tratos a animais e, portanto, proibida.
A ação foi movida pela Procuradoria-Geral da República e questionava, especificamente, a legislação cearense. Contudo, a decisão do STF foi aplicada nos demais estados e no Distrito Federal. O julgamento, iniciado em agosto do ano passado, terminou com seis votos a favor da inconstitucionalidade e cinco contra.