Cotidiano

Decisão judicial suspende visitas às unidades prisionais de RR

Conforme a decisão, o Governo do Estado terá o prazo máximo de 10 dias para executar as medidas preventivas

Decisão judicial suspende visitas às unidades prisionais de RR Decisão judicial suspende visitas às unidades prisionais de RR Decisão judicial suspende visitas às unidades prisionais de RR Decisão judicial suspende visitas às unidades prisionais de RR

Como medida urgente para garantir a saúde dos detentos do Sistema Prisional de Roraima, a VEP (Vara de Execuções Penais), do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), emitiu decisão liminar na tarde dessa quinta-feira, dia 19, com uma série de deliberações preventivas e de combate ao Coronavírus (Covid-19).

Conforme a decisão, assinada pela titular da VEP, juíza Joana Sarmento, o Governo do Estado, instituição que administra os presídios de Roraima, terá que executar em um prazo máximo de 10 dias medidas preventivas e combate à pandemia do Coronavírus.

Dentre as medidas determinadas está a suspensão das visitas de familiares aos detentos da Pamc, da CPBV e da CPBVF (Cadeia Publica Feminina), pelo prazo inicial de 120 dias, podendo ser prorrogado a depender de necessidade, de indicações médicas e do Ministério da Saúde.

A magistrada manda também que passem por sistema de triagem e quarentena de 14 dias, todos os novos ingressos da Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo) e CPBV (Cadeia Pública de Boa Vista), em celas consideradas seguras nas unidade prisionais.

“Aqueles detentos que forem considerados suspeitos de estarem com o Coronavírus e não forem mantidos em tratamento hospitalar, devem ser enviados ao novo anexo da Cadeia Pública, local onde deverá ser remetida e mantida, ‘no mínimo’ uma das equipes médicas que já permaneçam na Pamc”, determinou.

Além disso, a decisão prevê que ocorra o fornecimento e a obrigação de utilização de “kits preventivos” (máscaras descartáveis de proteção respiratória N95 PFF2, luvas descartáveis e álcool em gel 70) aos detentos doentes, policiais penais, agentes da FTIP (Força Tarefa de Intervenção Penitenciária) e profissionais da saúde que atuam nestas unidades prisionais.

A ação é de autoria do MPRR (Ministério Público de Roraima) e a decisão é pública e pode ser acessada na íntegra no link: http://www.tjrr.jus.br/index.php/servicos/consultar-projudi, do Projudi (Processo Judicial Eletrônico), por meio do número: 0808649-74.2020.8.23.0010.

Governo – A Secretaria de Comunicação informa que o Governo do Estado já havia suspendido, por tempo indeterminado, as visitas de familiares aos reeducandos do Sistema Prisional de Roraima como medida de prevenção ao Covid-19. Acrescenta que desde o início da crise os apenados passam por triagem e quarentena..

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.