Muito além das bandeirolas e do forró animado, o São João no Parque Anauá tem conquistado os corações – e os paladares – de milhares de pessoas com uma rica e criativa praça de alimentação. Em meio ao clima festivo, o espaço se transforma em um verdadeiro roteiro gastronômico, reunindo desde os sabores tradicionais das festas juninas até releituras ousadas de pratos regionais.
Entre os destaques de 2025, um doce vem roubando a cena: o morango do amor. A criação, que lembra a tradicional maçã do amor, combina a fruta fresca com brigadeiro branco e uma cobertura crocante de caramelo vermelho. O resultado é uma explosão de sabores que virou febre nas redes sociais e agora, cria filas de curiosos para provar a iguaria no Arraial.
A empresária Vitória Penso, dona da Doceria Penso, enxergou cedo o potencial do quitute. “No Réveillon já falavam muito do morango do amor. Em maio fui a uma feira de gastronomia para estudar a receita e aperfeiçoar. Hoje, estou vendendo uma média de 800 unidades por noite aqui no Parque Anauá. É muito gratificante ver tanta gente animada para experimentar algo que preparei com tanto carinho”, revela.
Na fila da barraca, a estudante Maria Vitória, de 17 anos, não escondia a expectativa pelo docinho. “Vi vários vÃdeos na internet. Não ia sossegar enquanto não provasse. É lindo, é diferente e realmente muito gostoso!”, declara, com um sorriso no rosto.
Poke com gosto de Roraima
Nem só de doces vive o São João. Outra novidade que tem chamado atenção é o Poke Makunaima, uma adaptação criativa do prato tÃpico havaiano, que normalmente é composto por uma cumbuca com peixe cru cortado em cubos acompanhado de arroz, vegetais, frutas, algas e molhos. Na versão roraimense, ele foi repaginado com ingredientes regionais, como explica a empresária Fernanda Sabrina Monteiro, que decidiu investir no inusitado e acertou em cheio.
“Pensamos em algo diferente, mas que tivesse a nossa identidade. Criamos versões com carne de sol, paçoca, banana e cuscuz. É a estreia do poke no nosso arraial, e a aceitação está sendo maravilhosa”, afirma Fernanda.
Quem provou, aprovou. O servidor Mike Arouche foi com a esposa e a filha experimentar a novidade. “Todo ano a gente vem atrás das comidas tÃpicas, mas desta vez viemos focados no poke. Pedimos a versão com carne de sol, banana e cuscuz. Sabor surpreendente!”, elogia.
Gastronomia segura no arraial é garantida pelo Governo de Roraima
A estrutura pensada pelo Governo de Roraima contempla não apenas a variedade, mas também a segurança alimentar. Antes da abertura do evento, os comerciantes participaram de capacitação promovida pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), com orientações sanitárias e entrega de formulários de autoinspeção. Durante o evento, as fiscalizações continuam.
Ao todo, são 60 barracas padronizadas para venda de comidas e bebidas, 25 espaços para bebidas exclusivas, 20 para artesanato e bijuterias e 22 áreas para trailers e food trucks. A estrutura também contempla 25 ambulantes rotativos, brinquedos infláveis, áreas de diversão e três grandes parques com atrações para todas as idades.
O governador Antonio Denarium reforça que cada detalhe foi planejado com dedicação. “Nosso São João é para todos: quem vem se divertir e quem vem trabalhar. Os espaços são bem organizados, os empreendedores receberam apoio técnico, e tudo está preparado para oferecer uma experiência inesquecÃvel para o público”, declara.
SOBRE O EVENTO
O São João no Parque Anauá é o maior festejo junino do Norte do Brasil. Em 2025, o evento conta pela primeira vez com recursos federais, repassados pelo Ministério do Turismo.
A festa segue até domingo, 27, com previsão de público superior a 75 mil pessoas por noite. A programação está sendo transmitida também pelas páginas do Governo de Roraima no YouTube e no Facebook.
A edição deste ano promete ser a maior da história: são mais de 50 atrações locais e 10 atrações nacionais. Já se apresentaram Israel & Rodolffo, George Henrique & Rodrigo, Manim Vaqueiro e Zé Vaqueiro. Ainda estão marcadas as apresentações de Thullio Milionário (24), Lucas Lucco (25), Companhia do Calypso (26), e, no encerramento, Jonas Esticado, Guilherme & Benuto e Jefferson Moraes (27).
Outro destaque é o Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, que reúne 28 agremiações dos grupos Especial, Acesso e Emergente. O Governo de Roraima destinou R$ 1,5 milhão em apoio direto às quadrilhas, com R$ 159 mil em premiações – um aumento de 59% em relação a 2024.