Cotidiano

Curso profissionalizante é ofertado para migrantes e refugiados em Roraima

No total, 330 vagas foram abertas, sendo 280 para empreendedorismo

Mais de 300 vagas para cursos profissionalizantes e de empreendedorismo estão abertas em Roraima para migrantes e refugiados. As inscrições ocorrem até o dia 1º de março e são frutos de uma parceria da Visão Mundial com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA). 

Os interessados devem ir à sede da ADRA, localizada na Rua Berlamino Fernandes Magalhães, 1584, bairro Tancredo Neves, zona Oeste de Boa Vista. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 16h30. 

Para se cadastrar em uma das vagas é preciso apresentar CPF, documento de identidade (RG, RNM, protocolos, cédula venezuelana ou passaporte), cartão de vacinação contra a Covid-19, comprovante de escolaridade, comprovante de residência ou declaração do abrigo.  

Os cursos disponíveis são: 

Limpeza e Conservação, de 14 de março a 24 de março (40h/20 vagas);  

Scketchup e marcenaria, de 23 de março a 25 de maio (180h/15 vagas); 

Pintura de obra, de 4 de abril a 1º de junho (160h/15 vagas); 

Empreendedorismo online, de 21 de março a 15 de abril (40h/280 vagas). 
 
O curso de empreendedorismo, fruto de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), exige que o participante tenha 18 anos. Nos demais, que serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), os candidatos podem ter 16 anos, desde que autorizados pelos pais. 
 
“Vamos iniciar nossos cursos profissionalizantes neste ano. Eles são importantes para capacitar os migrantes e refugiados na busca por vagas de emprego. Além disso, o curso de empreendedorismo vai instruir quais caminhos eles podem seguir para abrir ou impulsionar o próprio negócio”, diz a gerente do projeto “Ven, Tú Puedes”, da Visão Mundial, Jéssika Jonas.  
 
Desde o início do projeto em Roraima, Amazonas e São Paulo, mais de 2 mil pessoas passaram pelas capacitações profissionais. Além disso, outras 1,6 mil tiveram orientações sobre empreendedorismo. Até agosto deste ano, novas turmas devem ser abertas nos três estados.