Cotidiano

Curso apresenta software para monitorar dados georreferenciados

Palestras promovidas por meio de parceria entre Femarh e Censipam podem facilitar o processo de licenciamento ambiental em Roraima

Representantes do Exército Brasileiro, Polícia Civil, Polícia Militar e servidores da Fundaação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) participaram nesta segunda-feira, 28, de um curso promovido pela fundação para utilizar o software Qgis, que permite a visualização, edição e análise de dados georreferenciados. A análise desses dados pode favorecer e acelerar os processos de licenciamento ambiental em Roraima.

O curso é promovido por meio de acordo de cooperação Técnica com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), do Ministério da Defesa. As palestras serão ministradas até a sexta-feira, 2.


Palestra foi ministrada por servidores do Censipam – Foto: Nilzete Franco/FolhaBV

Segundo o presidente da Femarh, Glicério Fernandes, o curso será importante para integrar dados georreferenciados e melhorar o processo de licenciamento ambiental no estado.


 Glicério Fernandes, presidente da Femarh – Foto: Nilzete Franco/FolhaBV

“O curso é de suma importância para utilização cotidiana nas análises de licenciamento ambiental, no Cadastro Ambiental Rural [CAR], monitoramento ambiental e planejamento das ações de fiscalização, uma vez, que o software permite a integração de dados georreferenciados, uso de imagem de satélite, edição de dados e produção de mapas”, disse o presidente.

O curso está na segunda edição, sendo a primeira realizada com os servidores que dedicam-se ao monitoramento ambiental, alguns analistas e fiscais. A engenheira agrônoma da Femarh, Vânia Gonçalves, que trabalha com licenciamentos ambientais na fundação, acredita que o conteúdo curso pode trazer mais efetividade na análise de terrenos.


Vânia Gonçalves, servidora da Femarh – Foto: Nilzete Franco/FolhaBV

“Eu tive a intenção de fazer este curso porque vai me dar uma visão mais nítida dos mapas que os consultores nos apresentam e vai me dar uma certeza melhor sobre os pareceres de analista”, avaliou a servidora.