Cotidiano

Crianças e adolescentes são alvo da Multivacinação a partir de 2ª-feira

A partir de segunda-feira, 19, até o dia 30 de setembro, será realizada a Campanha Nacional de Multivacinação, direcionada a crianças menores de 05 anos e 09 anos, além de adolescentes de 10 a 15 anos incompletos. Em Roraima, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) recebeu cerca de 53 mil vacinas que já estão sendo repassadas aos 15 municípios.

O objetivo da campanha é mobilizar os responsáveis a levarem os filhos para atualizar o Cartão de Vacinação, para melhorar as coberturas vacinais e manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças que podem ser prevenidas com vacinação. Para a Sesau, a vacinação ocorrerá de forma seletiva para a população alvo e, por isso, não há meta a ser alcançada.

De acordo com a coordenadora do Centro Municipal de Imunização, Márcia Figueiredo, a campanha é realizada como uma busca das pessoas que estão em atraso no cartão. Ela ressaltou a importância de ter os adolescentes como alvos da proposta. “A inclusão é difícil por eles serem resistentes. Além disso, os pais às vezes acham que a vacinação só conta na infância, o que não é verdade”, disse.

As vacinas que estarão disponíveis são poliomelite, meningite, febre amarela, tétano, hepatite A, difteria e HPV para as meninas. A mudança na vacina contra poliomelite vem acontecendo desde 2012, quando foi preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para ser feita de vírus inativado e não de atenuados, como antigamente. “A pólio será administrada intramuscular, enquanto o reforço, para crianças de até 05 anos, será feito com a pólio oral bivalente”, disse Márcia.

VACINAS – Com base em informações da Sesau, para a campanha foram recebidas do Governo Federal cerca de 53 mil vacinas, sendo 10 mil doses da vacina contra a febre amarela, 17.175 doses contra a poliomielite (gotinha), 2.730 de antitetânica infantil, 3.100 doses de antitetânica adulta e difteria, 1.100 contra hepatite A, 6.500 doses contra poliomielite inativa (injetável), 5.800 doses contra a meningite e 7.070 doses contra o HPV. (A.G.G)

Postos que disponibilizarão vacinas

Conforme a Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), 25 unidades básicas estarão disponíveis como postos de vacinação. Confira a lista abaixo:
1 – Centro de Saúde Mariano de Andrade
2 – Casa Saúde da Família Cauamé
3 – Casa Saúde da Família União
4 – Centro de Saúde Aygara Motta Pereira
5 – Centro de Saúde São Vicente
6 – Centro de Saúde Dr Silvio Botelho
7 – Centro de Saúde 31 de Março
8 – Casa Saúde da Família Cambará
9 – Centro de Saúde Asa Branca
10 – Centro de Saúde Olenka Macellaro
11 – Centro de Saúde Buritis
12 – Centro de Saúde 13 de Setembro
13 – Centro de Saúde Pricumã
14 – Centro de Saúde P.L. G. Rabelo
15 – Casa Saúde da Família Cinturão Verde
16 – Casa Saúde da Família Santa Tereza
17 – Casa Saúde da Família Silvio Leite
18 – Casa Saúde da Família Alvorada
19 – Casa Saúde da Família Santa Luzia
20 – UBS Lupércio Lima Ferreira
21 – Centro de Saúde Sayonara Maria Dantas
22 – Casa de Saúde da Família Sen. Hélio Campos
23 – Centro de Saúde Délio Tupinambá
24 – Casa Saúde da Família Raiar do Sol
25 – Centro de Saúde André Gurjão (Conjunto Cidadão). (A.G.G)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.