Cotidiano

Criadores de Caprinos e Ovinos recebem palestras de educação sanitária

O objetivo é visitar os produtores rurais levando informações sobre a criação desses animais com palestras de Educação Sanitária

O Programa Nacional de Sanidade de Caprinos e Ovinos (PNSCO) implantado pelo MAPA em todo território nacional está sendo levado para os municípios de Roraima pelo Governo do Estado, por meio da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima). O objetivo é visitar os produtores rurais levando informações sobre a criação desses animais com palestras de Educação Sanitária.

Técnicos da Agência de Defesa estiveram em Bonfim levando a programação sobre os pequenos ruminantes (ovelhas e cabras), mostrando aos criadores que precisam ter atenção com os animais a fim de prevenir doenças transmissíveis.

Eles destacaram a necessidade de observar os aspectos sanitários para evitar a ocorrência de doenças capazes de causar um impacto financeiro aos produtores. “A criação de caprinos e ovinos em Roraima ainda é tímida, mas a Aderr já está realizando ações de prevenção de doenças. Todas as UDAS estão prontas para ajudar os produtores, caso apareça alguma alteração nos animais“, disse o presidente da Agência, Kelton Lopes.

O médico veterinário Marcone Marinho destacou a importância dos produtores observarem os animais, no sentido de ajudar a identificar doenças como, por exemplo, a ectima contagiosa, que cria aftas na boca e dificulta a alimentação do rebanho. “O trabalho de parceria com os veterinários da Aderr contribuirá muito na prevenção da doença”.

 

Programa Estadual de Sanidade dos Caprinos e Ovinos

O MAPA implantou o PESCO com o objetivo de controlar doenças que envolvem criações de ovelhas e cabras, desenvolvendo um sistema eficaz de vigilância epidemiológica e sanitária a fim de proteger o rebanho caprino e ovino, além de estimular a participação comunitária na defesa sanitária animal.

Estratégia do PNSCO

Para prevenir, controlar ou erradicar doenças que possam comprometer o rebanho caprino e ovino nacional, o PNSCO promove educação sanitária; estudos epidemiológicos; fiscalização e controle do trânsito de caprinos e ovinos, cadastramento, fiscalização e certificação sanitária de estabelecimentos; e intervenção imediata quando da suspeita ou ocorrência de doença de notificação obrigatória.

Principais doenças

 Artrite Encefalite Caprina (CAE), Maedi-visna, Brucelose (Epididimite Ovina), Ectima Contagioso, Febre aftosa, Foot Root, Linfadenite Caseosa, Ceratoconjuntivites, Raiva, Scrapie, Sarna, entre outras.