Cotidiano

Corrida em busca de vacina esgota as doses nos postos de Rorainópolis

Temor em contrair a doença, depois do anúncio da morte de um macaco por febre amarela, fez população correr em busca de imunização

Após o anúncio feito pela Prefeitura de Rorainópolis, confirmando um caso de febre amarela silvestre em um macaco encontrado morto na BR-174, no Sul do Estado, a procura das pessoas pela vacina contra a doença nos postos de saúde teve um aumento considerável na cidade. Nos distritos próximos à sede do município, os moradores, assustados, correram em busca da imunização.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a grande procura fez esgotar os lotes de vacina na cidade. Segundo a secretária de Saúde, Cristiane Ferreira de Lima, todas as medidas para evitar que a doença não chegue à cidade estão sendo tomadas. “Procuramos realizar todo um trabalho de conscientização na cidade para que os moradores que não estavam com a vacina em dia procurassem um posto de saúde mais próximo para tomar a dose da imunização”, disse.

Segundo ela, já foi feito o pedido de mais doses da vacina para atender toda a população. As novas doses só devem chegar à cidade na próxima segunda-feira. “Colocamos carros fumaçês nas ruas para evitar a proliferação dessa doença terrível”, informou.

Cristiane disse que as primeiras manifestações da doença são rápidas e inesperadas, como, febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. Se algum morador tiver esses sintomas por esse período, deve procurar imediatamente um posto de saúde ou o Hospital Regional Ottomar de Sousa Pinto, para obter atendimento médico especializado.

Quando tomar a vacina da febre amarela

A vacina contra febre amarela é indicada para todos os que vivem em áreas endêmicas, mas também deve ser tomada por todos os que pretendem viajar para locais endêmicos, como região norte do Brasil e alguns países da África.

Os estados brasileiros que requerem a vacinação contra febre amarela são: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão e Minas Gerais. Algumas regiões dos seguintes estados também podem ser indicadas: Bahia, Piauí, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os bebês com mais de 9 meses de vida já podem tomar a vacina, principalmente se vivem em locais onde há risco da doença. A vacina também é recomendada para pessoas que trabalham com turismo rural e trabalhadores que precisam entrar na mata ou floresta destas regiões. A tabela a seguir indica a necessidade de tomar a vacina em várias idades:

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.