No programa “Papo de Redação” desta segunda-feira (25), a advogada, corredora e incentivadora Paula Sá foi convidada para compartilhar sua paixão e experiência com a corrida de rua e como esse esporte tem o potencial de transformar a vida das pessoas.
Paula revelou que seu envolvimento com o mundo das corridas nasceu quando decidiu participar da maratona “9 de Julho”, em comemoração ao aniversário de Boa Vista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Minha história com corridas surgiu na preparação para a maratona 9 de julho. Me preparei, corri e depois disso fui chamada para a organização de uma corrida alusiva ao dia da mulher”, contou Paula. Foi neste momento que também nasceu seu projeto, “Mulheres que Inspiram”.
A corredora acredita que a corrida tem objetivos que transcendem o simples ato de cruzar a linha de chegada. “Como para muitos, a corrida me ajudou a sair de episódios de ansiedade e não é sobre chegar com o melhor tempo, mas é pra estar ali, presente para si mesmo e para aqueles que estão do seu lado”, afirmou Paula. Segundo ela, a sensação transformadora de completar uma corrida após todo o esforço despendido é algo que só quem corre pode compreender verdadeiramente.
Além da dimensão pessoal, Paula ressaltou o aspecto social das corridas. Em novembro, ocorrerá a “Blue Run”, uma corrida dedicada à prevenção e combate ao câncer de próstata. “A corrida também tem esse poder de unir pessoas por uma causa. E dessa vez não vai ser diferente. Nosso objetivo é reforçar a importância de cuidar da saúde do homem enquanto desempenhamos uma prática/esporte que é de benefício para a saúde”, concluiu Paula.
Com histórias e iniciativas como as de Paula, fica evidente que a corrida de rua tem um alcance que vai muito além do esportivo, tocando vidas e comunidades inteiras. Confira o episódio completo do Papo de Redação desta segunda: