Doze agências dos Correios em Roraima estão aptas a atender aposentados e pensionistas que desejam contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS. A iniciativa integra uma parceria nacional firmada entre os Correios e o Instituto Nacional do Seguro Social, lançada no fim de maio, com o objetivo de ampliar o acesso ao atendimento presencial.
Em Boa Vista, os atendimentos estão disponíveis nas unidades da Praça do Centro Cívico (AC Boa Vista), do bairro Pintolândia (AC Santa Luzia) e bairro Cidade Satélite (AC Jaime Brasil).
Nos demais municípios, o serviço é ofertado nas seguintes localidades: Bonfim (BR-401), Caracaraí (Avenida Doutor Zanny), Caroebe (Rodovia BR-210), Iracema (Rua Antônio Rosa), Mucajaí (Avenida Firmino Azevedo), Pacaraima (Rua Monte Roraima), Rorainópolis (Rua Pedro Daniel Silva), São João da Baliza (Avenida São Paulo) e São Luiz do Anauá (Avenida Boa Vista).
A medida, conforme o governo federal, tem como foco principal os beneficiários que enfrentam dificuldades para utilizar os canais digitais, como o aplicativo Meu INSS ou a Central 135. Em todo o país, mais de cinco mil agências dos Correios participam da ação, oferecendo um atendimento mais acessível e humanizado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Nosso foco é alcançar quem mais precisa e não conseguiu resolver a situação por telefone ou internet”, afirmou o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior. Segundo ele, a atuação dos Correios como canal oficial fortalece o combate a fraudes que afetam, principalmente, o público idoso.
Serviços disponibilizados
Os serviços disponibilizados nas agências incluem consulta e contestação de descontos, confirmação de autorizações, acompanhamento de protocolos já abertos e orientações para continuidade do atendimento, caso necessário.
Todo o processo ocorre com protocolos de segurança e sigilo, conforme determina a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e o atendimento é realizado por funcionários capacitados, exclusivamente dentro das unidades próprias dos Correios.
O INSS ainda reforçou que o serviço não é prestado por telefone ou visitas domiciliares. Os beneficiários devem buscar atendimento somente pelos canais oficiais: agências habilitadas, aplicativo Meu INSS, site do instituto ou Central 135.