CONTEÚDO PATROCINADO

Corpo de Bombeiros de Roraima celebra Dia Nacional com maior modernização da história

Comemorado no dia 2 de julho, data homenageia aqueles que arriscam suas vidas diariamente para ajudar a população, principalmente em situações de perigo extremo

Conteúdo Especial

GOVERNO DE RORAIMA
O dia 02 de julho é a data em que os bombeiros militares são homenageados por sua bravura e destreza (Foto: Thiago Feitosa/Secom-RR)
O dia 02 de julho é a data em que os bombeiros militares são homenageados por sua bravura e destreza (Foto: Thiago Feitosa/Secom-RR)

No Dia Nacional dos Bombeiros Militares, comemorado em 2 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) celebra a maior modernização da sua história, marcada por investimentos recordes em estrutura, equipamentos, capacitação e valorização profissional. Em 2025, a data tem significado especial, já que a corporação completará 50 anos de história e 24 anos de emancipação da corporação, que até então, fazia parte do organograma da Polícia Militar de Roraima (PMRR).

O Dia do Bombeiro foi instituído nacionalmente em 1954, pelo então presidente Getúlio Vargas, por meio do Decreto Lei n° 35.309. A data remete à criação do primeiro corpo de bombeiros do Brasil: o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, fundado em 1856 por decreto de Dom Pedro II. Além da homenagem, a data também marca o início da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Para garantir que a missão diária de salvamento seja realizada com qualidade e rapidez, o Governo de Roraima investiu aproximadamente R$ 84,1 milhões na corporação, em valores distribuídos entre 2019 e junho de 2025. Os recursos, provenientes do Tesouro Estadual, emendas parlamentares e de outros convênios, foram aplicados na aquisição de novos veículos, materiais operacionais e administrativos, além da construção e reforma de unidades.

Somente em mobilidade, a gestão adquiriu 68 novas viaturas, entre ambulâncias, caminhões, vans, pick-ups e veículos de passeio, elevando a frota atual para 111 viaturas; Com isso, foi possível melhorar o tempo de resposta e a eficiência no atendimento às ocorrências em todo o estado.

Outras obras importantes devem ser entregues em breve, como a nova sede da Companhia de Busca e Salvamento, a piscina de treinamento, o novo Centro de Saúde do CBMRR, a sede da Diretoria de Logística (DLog), que irá funcionar no Distrito Industrial Governador Aquilino Duarte, e um novo quartel em Pacaraima.

O governador Antonio Denarium destacou que, no início da atual gestão, a corporação estava em situação crítica, sem equipamentos de proteção individual (EPIs) suficientes. Desde então, segundo ele, houve uma transformação profunda.


Mobilização e saída da equipe do CBMRR para as ocorrências (Foto: Thiago Feitosa/Secom-RR)

“Hoje nós temos viaturas reservas, de incêndio, resgate e salvamento, em todos os quartéis. Nós temos duas viaturas por quartéis, então, caso ocorra qualquer tipo de incidente, nós temos uma viatura para repor. Quando se fala em gestão, temos uma modernização da gestão do Corpo de Bombeiros, com planejamento estratégico, norteado pelo planejamento estratégico estadual, o Roraima 2030. É uma atuação ordenada, planejada, e a  execução tem esse pilar nos cursos, infraestrutura, e aquisições. Isso demonstra o máximo respeito à uma das classes mais corajosas da nossa segurança pública”, ressaltou.

A valorização da tropa também foi priorizada na atual gestão. Foram 912 promoções concedidas, sendo 364 oficiais e 548 praças combatentes. Entre 2019 e 2024, 58 cursos de Formação, Capacitação, Especialização e Aperfeiçoamento foram realizados, formando 1.114 bombeiros militares e 220 servidores de outras instituições.

Bombeiros militares falam de glórias e desafios diários da profissão


Atual comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Anderson Carvalho de Matos, falando sobre a corporação (Foto: Thiago Feitosa/Secom-RR)

Comandante do CBMRR há quatro anos, o coronel Anderson Carvalho de Matos destaca que a evolução da corporação é motivo de orgulho. Ele, que está há 24 anos na instituição, destacou o compromisso com a excelência no atendimento.

“O nosso objetivo maior é atender bem a população. Isso é uma ordem direta do governador Antonio Denarium, mas já faz parte do meu perfil, enquanto oficial, de buscar entregar o melhor, e o nosso objetivo é justamente esse. É muito gratificante para todos nós e para mim, enquanto comandante-geral, estar aqui. Agradeço muito a Deus por estar aqui hoje nessa posição, trabalhando em prol do Corpo de Bombeiros, na nossa tropa e da população, que é quem nos paga”, destacou.


Tenente-coronel Joseney Freitas, que atua há 24 anos na instituição (Foto: Thiago Feitosa/Secom-RR)

O tenente-coronel Joseney Freitas, comandante do 1° Batalhão de Proteção Ambiental, também acumula 24 anos de carreira. Ele também acumula 24 anos de carreira. Ele relembrou um dos momentos mais marcantes de sua trajetória: o incêndio na empresa Oxigênio Norte, em 2019, que resultou em quatro mortes e dois feridos.

Na carreira de Freitas, assim como houve momentos de glória, também houve momentos desafiadores. Entre as ocorrências mais árduas que já participou, está o incêndio da Oxigênio Norte, ocorrido em outubro de 2019 e que matou quatro pessoas, além de deixar dois feridos.

O bombeiro foi um dos primeiros a chegar no local e relembra que haviam aproximadamente 200 cilindros na plataforma, além de três focos de incêndio. Para controlar as chamas, ele e outro bombeiro, que estavam na ação, precisaram se expor ao risco de novas explosões, uma situação extremamente perigosa mesmo com o uso de equipamentos de proteção, conforme destacou o tenente-coronel.

“Nesse dia eu pude experimentar um juramento que a gente faz, onde tanto o bombeiro como a polícia militar, a gente jura defender a sociedade com o risco da própria vida. Nesse dia, eu e esse outro bombeiro, nós fizemos isso. Então, eu creio que foi um dos momentos mais desafiadores, porque eu tinha consciência que, se um cilindro explodisse, eu poderia vir a óbito. Foi bem complicado na época tomar essa decisão, mas se precisasse, estaria pronto para fazer isso novamente”, reiterou.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.