Cotidiano

Copeiros da rede estadual fazem curso de boas práticas na cozinhas

400 profissionais de copa e cozinha participaram do curso que iniciou nesta segunda (13)

Cerca de 400 copeiros e merendeiros da rede de ensino estadual de Roraima iniciaram, nesta segunda-feira (13), um curso de capacitação na área de boas práticas e alimentação. A ação foi promovida pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto) em parceria com a Faculdade Estácio da Amazônia.

Os profissionais de copa e cozinha foram divididos em duas turmas e os nutricionistas que atuam na Seed são os responsáveis pela capacitação. As aulas teóricas acontecem no auditório da Faculdade Estácio, enquanto as aulas práticas ocorrem no laboratório de técnica dietética da Estácio.

Joselita Leon é cozinheira,  trabalha há 27 anos na função e já passou por três escolas do Estado. Para ela, quando um curso está aberto, sempre tem disposição para se capacitar.

“O curso é muito importante porque a gente nunca sabe tudo. Então, cada vez que realizamos um curso deste, a gente tem a oportunidade de aprender cada dia mais. Eu gosto muito de participar”, disse a profissional.

A capacitação terá duração de uma semana, com carga horária total de 40 horas e a diária, de 8 horas (com 4h presenciais e 4h à distância). O certificado será emitido pelo Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais de Educação de Roraima).


Os profissionais foram divididos em duas turmas. (Foto: divulgação/Seed)

Conteúdos
“O curso é de suma importância para a qualificação para o ano letivo destes servidores que trabalham nas copas e cozinhas das instituições de ensino da Seed, com a finalidade de manter a preparação de uma alimentação saudável, nutritiva e balanceada para os nossos alunos”, disse a nutricionista da Seed, Joelma de Souza.

Dentre os assuntos abordados no curso, estão as habilidades socioemocionais no contexto escolar, cuidados com as botijas de gás e primeiros socorros, gestão compartilhada militar e pedagógica.

Atribuições do CAE (Conselho de Alimentação Escolar), as áreas de atuação dos profissionais de copa e cozinha, higiene das copas escolares e aproveitamento integral dos alimentos da merenda escolar. Como parte da programação, os alunos também farão uma visita técnica a locais de armazenamento de gêneros e hortifrútis.