Cotidiano

Cooperativas de agricultores recebem 18 toneladas de alimentos

Este ano, o Governo do Estado, por meio do PAA Roraima, tem um orçamento de até um R$ 1 milhão para investir no campo

Representantes das cooperativas de agricultores e entidades do setor receberam 18.183 quilos de alimentos por meio do PAA Roraima (Programa Estadual de Aquisição de Alimentos). A doação ocorreu nesta segunda-feira (16), na sede da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

O programa PAA Roraima funciona nos mesmos moldes do PAA Federal e tem como objetivo, adquirir os produtos excedentes da agricultura familiar e doar a entidades beneficentes. O governador Antonio Denarium, falou sobre a importância do programa. “Este ano o PAA Roraima vem com um orçamento de até um R$ 1 milhão para investir no campo. É uma satisfação ajudar os nossos pequenos produtores rurais, além de beneficiar as entidades que auxiliam pessoas em vulnerabilidade social”.

Segundo o secretário estadual de Agricultura, Aluizio Nascimento, os alimentos serão distribuídos em associações, entidades filantrópicas e escolas, que são cadastradas pelo programa. “Além de operarmos o PAA do Governo Federal, estamos operando a versão estadual, dando mais uma alternativa de rentabilidade para o nosso produtor agrofamiliar, que não perde mercadoria e ainda recebe por meio dessa iniciativa”, frisou.

Cooperativas e entidades cadastradas no PAA Roraima

Este ano o PAA Roraima inovou ao acrescentar a farinha da batata-doce, polpas de frutas, o mel e leite bovino na lista de alimentos recebidos. O presidente da Coopana (Cooperativa Agropecuária Nova Amazônia), Elizoneto Cardoso Macedo, destaca a participação da cooperativa no programa. “Graças a Deus fomos convidados pelo Governo do Estado e está sendo maravilhoso para os agricultores, que são os maiores beneficiários, que tem mais uma fonte de renda, mais um lugar para vender os produtos, porque quanto mais comprador melhor para nós”, agradeceu.

Francisco Teixeira, representante da Coopnova, que reúne 40 produtores, falou sobre como é participar do programa. “Como é a primeira vez e a cooperativa só tem dois anos de funcionamento é uma iniciativa muito grande, como conseguimos entrar agora, pode ser que na próxima entremos com mais produtores e o valor melhore também”.

Essa é a segunda vez que a CooperCinco, que tem cerca de 350 produtores sócios da cooperativa. O diretor administrativo Andrei Melo Silveira disse o projeto dá uma oportunidade ao produtor aproveitar o produto que está na safra. “Temos a opção de entregar uma quantidade maior, conforme a data do agricultor”, ressaltou.

Maria das Dores, da Associação Anjos de Luz, fala que os alimentos doados pelo PAA Roraima vão beneficiar cerca de 4.700 pessoas com deficiência na Capital. “Para nós como associação, estamos muito felizes em receber esses produtos. Os alimentos vão alimentar as pessoas com deficiências, de forma mais saudável, pois tudo para eles tem que ser saudável, se não for, a saúde fica debilitada”.