Cotidiano

Cooperação técnica é firmada para análise de solos da agricultura familiar

O Governo do Estado fará a compra de vidrarias e reagentes via processo licitatório. Em campo, os serviços serão estruturados por técnicos extensionistas do Iater

Um termo de compromisso para análise de solos da Agricultura Familiar, foi assinado esta semana entre o Governo de Roraima, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) e o IFRR (Instituto Federal de Roraima /Campus Novo Paraíso.

“Nesta parceria, o Governo do Estado fará a compra de vidrarias e reagentes via processo licitatório. Em campo, os serviços serão estruturados por técnicos extensionistas do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural). E com o laboratório de análise de solos ativado, atuarão estagiários bolsistas do IFRR efetuando pesquisas mensais. Este esforço deverá agregar expertise profissional aos acadêmicos que, no término do curso, estarão preparados para o mercado de trabalho, podendo também empreender montando um laboratório particular”, destacou o secretário Emerson Baú.

Para o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Sivaldo Silva, a aproximação entre a educação e o trabalho é um fator importante para o desenvolvimento da sociedade. “Esta iniciativa prima na promoção rural. Dessa forma, avaliando o solo regional, encontraremos os meios necessários para gerar mais produtividade agrícola. E com a correção do solo, o plantio fornecerá qualidade alimentícia equilibrada e em maior escala”, pontuou.

A professora Vanessa Rufino também avaliou positivamente a parceria. “A ciência e a tecnologia geram conhecimentos que potencializam a transformação do solo. E estes fatores são importantes para o desenvolvimento da agricultura. Roraima é um Estado privilegiado no Norte do país, possuindo uma região fronteiriça favorável para a escoação das demandas de mercado de toda a cadeia produtiva, beneficiando o Caribe e a Europa, por exemplo”, reforçou a diretora geral do IFRR/Campus Novo Paraíso.