A Polícia Civil de Roraima e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) assinaram convênio de cooperação que legaliza o trabalho de servidores da saúde no Instituto Médico Legal (IML). A partir de agora, os servidores poderão prestar serviços administrativos e atuar emergencialmente como auxiliares nas perícias, sob supervisão direta e presencial de perito médico e odontologista.
Os profissionais das áreas de assistência social, psicólogos, assistente administrativo, técnicos em enfermagem, saúde bucal, radiologia, e auxiliares de serviços de saúde e de serviços gerais também poderão prestar apoio.
Para a diretora do IML, Marcela Campelo, “o Instituto precisa do apoio de profissionais capacitados existentes na Saúde, e em contrapartida daremos todo apoio necessário à Sesau, principalmente no Serviço de Verificação de Óbitos, que utiliza as instalações e recursos administrativos do instituto”, disse.
Essa integração entre as duas instituições vai proporcionar a troca de experiências por intermédio dos recursos humanos disponibilizados. O delegado geral da Polícia Civil, Uziel de Castro, relatou que o acordo é uma etapa importante para que o órgão possa atender mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violências. “Isso será feito de forma qualificada, ágil e mais humanizada. É justamente o que a gestão tem buscado”, concluiu.
Com informações do Governo do Estado.