AINDA EM FASE INICIAL

Construção de subestação elétrica em área residencial preocupa moradores do Paraviana

Eles temem impactos à saúde e cobram diálogo sobre obra, que tinha previsão de iniciar em julho

Ainda em fase inicial, a obra deve ser executada pela Roraima Energia em um terreno já adquirido pela empresa no fim da avenida Luís Canuto Chaves com a Rua Cerejeira. Foto: Nilzete Franco/FolhaBV
Ainda em fase inicial, a obra deve ser executada pela Roraima Energia em um terreno já adquirido pela empresa no fim da avenida Luís Canuto Chaves com a Rua Cerejeira. Foto: Nilzete Franco/FolhaBV

A construção de uma subestação de energia elétrica no bairro Paraviana, zona Oeste de Boa Vista, tem gerado preocupação entre os moradores das imediações da avenida Luís Canuto Chaves com a Rua Cerejeira. Ainda em fase inicial, a obra deve ser executada pela Roraima Energia em um terreno já adquirido pela empresa, com previsão de início para o mês de julho deste ano.

Segundo os moradores, que buscaram esclarecimentos por conta própria, a área foi adquirida com o objetivo de implantar uma nova subestação de energia semelhante às já existentes na cidade — como as Subestações Centro, Floresta e Centenário. A justificativa seria a necessidade de ampliar a capacidade de atendimento da rede elétrica diante do crescimento da demanda na capital.

Mesmo antes do início da construção, famílias que vivem na região procuraram a Folha para se manifestarem contra a instalação da estrutura, citando possíveis impactos sonoros e riscos à saúde, especialmente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“O motivo da preocupação dos moradores é quanto aos possíveis problemas que essa obra pode ocasionar, dentre eles: problemas de ruído e/ou sonoros, ligados à área da saúde. Alguns moradores já manifestaram preocupação porque têm filhos ou familiares com espectro autista, e essa obra poderá ocasionar problemas de saúde a essas pessoas”, relatou Julio Melo, um dos moradores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Além disso, o grupo afirma que não teve acesso a nenhum Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), documento obrigatório para empreendimentos que possam interferir no cotidiano urbano. Eles formalizaram uma Notícia de Fato junto ao Ministério Público do Estado, pedindo apuração e, se necessário, a suspensão da obra.

“Até o presente momento eles não esclarecem os possíveis problemas que poderiam ser gerados e nenhuma consulta ou estudo de Impacto a Vizinhança foi realizada. Pelo que nos informaram precisa haver este tipo de consulta e ou análise”, completou Julio.

O que diz a Roraima Energia

A Folha entrou em contato com a Roraima Energia solicitando esclarecimentos sobre a obra, impactos na área residencial e energética da capital.

A Roraima Energia esclarece que adquiriu um terreno localizado na Avenida Luiz Canuto Chaves, no bairro Paraviana, para a construção de uma nova subestação de energia elétrica. A obra é parte de um conjunto de investimentos estruturantes necessários para acompanhar o crescimento da demanda por energia naquela região de Boa Vista, especialmente nos bairros Paraviana e Caçari.

A nova subestação seguirá o mesmo padrão técnico das demais já existentes e em pleno funcionamento na cidade, como as Subestações Centro e Centenário. Trata-se de uma instalação com transformadores, sem utilização de motores a combustão ou geradores.

Ressaltamos que os transformadores utilizados atendem aos limites estabelecidos pela legislação ambiental vigente para áreas urbanas e residenciais, com níveis de ruído muito abaixo do limiar considerado incômodo ou prejudicial à saúde.

A empresa também informa que todo o processo de licenciamento ambiental está sendo conduzido conforme a legislação vigente, incluindo os estudos técnicos e ambientais exigidos pelos órgãos competentes. A Roraima Energia está à disposição dos órgãos públicos e da comunidade para prestar os devidos esclarecimentos.

A previsão de início das obras é agosto de 2025. A nova subestação aumentará a confiabilidade do sistema elétrico e terá capacidade suficiente para atender de forma segura o crescimento da carga na região, contribuindo para a melhoria da qualidade do fornecimento de energia na capital.

A Roraima Energia reforça seu compromisso com a transparência, o diálogo com a sociedade e o desenvolvimento sustentável de Boa Vista.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.