Cotidiano

Construção de poço artesiano deve melhorar irrigação agrícola

A comunidade indígena Serra da Moça é a primeira a receber as equipes que trabalham na perfuração e estruturação de poços artesianos

Com a proposta de fomentar a irrigação para as lavouras, o que deve melhorar a qualidade da produção agrícola, gerando emprego e renda aos indígenas que vivem na comunidade indígena Serra da Moça, a Prefeitura de Boa Vista iniciou a construção de poço artesiano.

A comunidade é a primeira a receber as equipes que trabalham na perfuração e estruturação de poços artesianos. Esse trabalho está previsto no Plano de Governo da prefeita Teresa Surita 2017/2020, junto à criação da Secretaria de Agricultura e Assuntos Indígenas.

Segundo Teresa, fomentar a produção agrícola é uma das metas e poder proporcionar isso para a comunidade Serra da Moça é gratificante.

“Durante esses anos em que estamos desenvolvendo a agricultura na área indígena já vemos a melhoria tanto na qualidade como na quantidade da produção, sem contar na qualidade da alimentação e melhoria na geração de renda, o que, com certeza, traz um sentimento de dever cumprido”, enfatizou.

O poço artesiano é utilizado para captação da água presente no subsolo. O que muita gente não sabe é que essa solução pode ser uma fonte de benefícios, tanto para quem almeja o crescimento do seu negócio, quanto para aqueles que se preocupam em economizar água ou simplesmente se prevenir das crises de racionamento.

O projeto dos poços artesianos é coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smaai) e as obras são feitas com recursos próprios da prefeitura. Outras regiões ainda devem receber os serviços.

O 1º tuxaua da comunidade indígena Serra da Moça, Alexsandro Carlos das Chagas, disse que os moradores que vivem da agricultura poderão ampliar a produção de banana, pimenta, macaxeira, tomate. “Esse poço vai melhorar, vamos nos fortalecer e nos organizar ainda mais para que possamos crescer com esse trabalho”, ressaltou.