A partir desta quinta-feira, 30 até 3 de julho, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior realiza em Boa Vista o Conselho das Associações Docentes (Conad). O último encontro foi em Vitória (ES) em agosto de 2015 e reuniu 170 participantes.
O encontro tem como tema central “Defesa dos direitos sociais, da educação e serviços públicos”, e será realizado no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), auditório da Universidade Federal de Roraima.
A programação do 61º Conad começa às 9h30, e nos quatro dias de evento os docentes irão debater e atualizar os planos de lutas gerais e específicos do Sindicato Nacional e também aprovarão as contas da entidade.
Além disso, na abertura do encontro será empossada a diretoria que estará à frente do Sindicato dos Docentes durante o biênio 2016/2018 e que tem na presidência a professora Eblin Farage, da Universidade Federal Fluminense.
O Conad acontece em um momento de greves e mobilizações em diversos estados, expressos na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241/2016, enviada pelo governo interino ao Congresso Nacional. A proposta prevê o congelamento do orçamento da União em 20 anos, além de cortes nas verbas destinadas à Educação e Saúde públicas.
Com informações do Sindicato.