Cotidiano

Conheça novos secretários e presidentes no Governo de Roraima

Houve mudanças no comando das secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seadi), e do Índio (SEI), e dos institutos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Iater) e de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima)

Logo no início de seu segundo mandato, o governador Antonio Denarium (Progressistas) mudou o comando das secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seadi), e do Índio (SEI), e dos institutos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Iater) e de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima). Confira a seguir o perfil dos novos secretários e presidentes.

Márcio Grangeiro – titular da Seadi


O novo secretário estadual de Agricultura, Márcio Grangeiro (Foto: Secom-RR)

Nascido em Boa Vista, Márcio Glayton Araújo Grangeiro, tem 49 anos, é servidor público efetivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Graduado em Agronomia, mestre em Zootecnia, especialista em Produção Animal e MBA em Gestão de Cooperativas, Grangeiro foi chefe extensionista rural na Indústria Serra Grande; delegado federal do Desenvolvimento Agrário. Na primeira fase do Governo Denarium, presidiu a Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima) e o Iteraima. Agora é secretário da Seadi.

Marlon Buss – adjunto da Seadi


O novo secretário adjunto de Agricultura, Marlon Buss (Foto: Secom-RR)

Marlon Cristiano Buss tem 50 anos de idade e é natural do Rio Grande do Sul. Com formação técnica em Contabilidade, ele fez especialização em Gestão de Agronegócios pela Fundação Dom Cabral. Buss foi o primeiro secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas de Boa Vista e presidiu o Iater de fevereiro a dezembro de 2022.

Possui longa experiência em gestão pública, exercendo cargos na área administrativa e financeira. Na iniciativa privada, atuou durante quatro anos na Vanguarda do Brasil, uma das maiores empresas de produção brasileira, no cargo de diretor executivo e depois vice-presidente. Agora é secretário adjunto da Seadi,

Dilma Lindalva Pereira da Costa – presidente do Iteraima


Dilma Costa, nova presidente do Iteraima (Foto: Divulgação)

Natural do Pará, Dilma Lindalva Pereira da Costa reside em Roraima desde 1982. É bacharel em Administração de Empresas com Especialização em Gestão de Pessoas e bacharel em Direito, com especialização em Direito Ambiental e Urbanístico.

Tem 44 anos de vida pública, sendo servidora efetiva do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), onde, além de ter exercido diversas pastas internas, esteve à frente da superintendência regional por duas gestões distintas. Na fase do Governo Denarium, esteve à frente da Diretoria de Gestão e Desenvolvimento Fundiário do Iteraima, com atuação na Regularização Urbana (antiga DIPIM), de 26 de dezembro de 2018 a 05 de janeiro de 2023. Agora preside o Iteraima.

Marcelo Pereira – presidente do Iater


O novo presidente do Iater, Marcelo Pereira (Foto: Secom-RR)

Marcelo da Silva Pereira nasceu em Viseu (Pará), tem 46 anos, e é servidor público efetivo da Seadi. Graduado em Contabilidade, técnico em Agropecuária e MBA em auditória pública, foi secretário de Agricultura de Pacaraima (2018 a 2020). Na primeira fase do Governo Denarium, foi secretário do Índio por dois anos e oito meses. Agora, assume o Iater.