Cotidiano

Conflito em área ambiental às margens do Rio Branco mobiliza instituições públicas

Uma vistoria foi realizada no local, nessa terça-feira (17), para conciliar a recuperação ambiental da região e direito à moradia das famílias produtoras de tijolos

Conflito em área ambiental às margens do Rio Branco mobiliza instituições públicas Conflito em área ambiental às margens do Rio Branco mobiliza instituições públicas Conflito em área ambiental às margens do Rio Branco mobiliza instituições públicas Conflito em área ambiental às margens do Rio Branco mobiliza instituições públicas
Conflito em área ambiental às margens do Rio Branco mobiliza instituições públicas

Uma disputa envolvendo a ocupação de uma área ambiental às margens do Rio Branco, na Gleba Tacutu, município de Cantá, mobilizou instituições públicas. Uma vistoria conjunta foi realizada no local, nessa terça-feira (17), coordenada pelo Tribunal de Justiça de Roraima.

A área é conhecida como antiga olaria, mas denominada de Vila Real e Vila Vintém. Segundo informações preliminares dos autos judiciais, é habitada por cerca de 500 pessoas e 90 famílias, muitas das quais dependem da produção artesanal de tijolos.

O objetivo da ação é fazer um levantamento social das famílias que ocupam a área, identificando quem depende economicamente da extração de argila e fabricação de tijolos, e quem chegou recentemente à região. Segundo o defensor público Wagner Santos, a presença da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) é essencial para assegurar que os direitos humanos sejam respeitados no processo que tem foco na questão ambiental e no direito à moradia digna.

“A intenção é buscar uma moradia digna para essas pessoas. Existe uma sentença que determina a recuperação ambiental daquela área, e o papel da Defensoria é estar presente nesse processo, coordenado pelo Tribunal de Justiça, para garantir dignidade às pessoas que estão nessa área”, complementou.

Além do DPE-RR, a ação envolveu a participação da Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), Procuradoria Geral do Estado (PGE-RR), Ministério Público (MPRR) e Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh).

Leia a Folha Impressa de hoje

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.