Cotidiano

Confira as matérias que foram destaque em 2020

Coronavírus, eleições, luto e casos investigativos marcaram as reportagens da FolhaBV

O ano de 2020 foi um ano turbulento, o Brasil e o mundo tiveram que se adaptar à uma nova realidade. Nesta quinta-feira (31), a Retrospectiva 2020 a Folha BV revisita os acontecimentos que surpreenderam, emocionaram, amedrontaram e transformaram a vida dos nossos leitores. Confira as principais manchetes:

Desde janeiro, o Coronavírus foi motivo de alerta no mundo (Foto: Divulgação)

JANEIRO

A chegada do Coronavírus no Brasil

Desde janeiro, o Coronavírus foi motivo de alerta no mundo após a confirmação de mais de 100 mortes na China e aceleração do contágio da doença que já atingiu 17 países. Em Roraima, um plano de contingência contra a doença foi realizado no estado por ter suas fronteiras abertas. 

FEVEREIRO

Caso João Lucas

O menino João Lucas Duarte Marques, de 11 anos, morreu na noite deste sábado (15) após o carro em que ele estava com os pais e irmã ser atingido por uma caminhonete. A criança morreu no local e os familiares foram atendidos pelo Samu. O condutor da caminhonete, um bacharel em direito, foi preso. Em audiência de custódia teve a prisão convertida em preventiva e foi recolhido à Cadeia Pública de Boa Vista. Populares realizaram manifestações no local do acidente neste domingo (16).

MARÇO

Primeira suspeita do coronavírus em Roraima

Em março, Roraima registrava o seu primeiro paciente com suspeita de coronavírus. O paciente relatou ter tido contato com uma pessoa com diagnóstico confirmado para o Coronavírus. Ele foi notificado no HGR, sendo em seguida encaminhado para isolamento domiciliar, por apresentar bom estado de saúde. A coleta para confirmação foi realizada na Unidade Hospitalar, porém em seguida o resultado foi negativo.

O decreto proibia todas as atividades do comércio em geral (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Fechamento do comércio

A Prefeitura de Boa Vista decretou no dia 22 de março, a situação de emergência no município para enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus.  O decreto levava em consideração os dois primeiros casos confirmados de covid-19 em Roraima, além da situação migratória e a precariedade da saúde pública no estado. O decreto proibia todas as atividades do comércio em geral, ficando permitido apenas os serviços de delivery.

Aulas suspensas

No dia 16 de março, o Governo de Roraima decretou medidas de contingência para o Coronavírus. Entre as principais medidas preventivas, o pedido de fechamento das fronteiras com a Guiana e a Venezuela, a suspensão das aulas, por 15 dias,  com a antecipação das férias escolares do meio do ano e  suspensão das visitas nos hospitais, sistema prisional e CSE. O decreto também proibia a realização de eventos públicos com aglomeração de pessoas em todo o Estado.

ABRIL 

Primeiro óbito por covid-19

Um idoso de 61 anos, conhecido como Edil Castro Miranda foi a primeira vítima confirmada do novo coronavírus em Roraima.O idoso era servidor da Casai – Casa do Índio – onde trabalhava como motorista.   Edil morreu em decorrência de complicações da doença no Hospital Geral de Roraima.

MAIO

Caso Silvana Magalhães

Afastada do trabalho por estar com suspeita de coronavírus, a operadora de caixa Silvana Magalhães de Souza, de 35 anos, morreu por traumatismo craniano no Hospital Geral de Roraima (HGR) depois de ser espancada em casa no final da noite desta terça-feira (19) pelo ex-marido. 

JUNHO

Memorial Folhabv

Em um momento de luto pelas vítimas da Covid-19 em Roraima, o jornal Folha de Boa Vista abriu um espaço para que as famílias pudessem eternizar uma última homenagem aos seus entes queridos. Os familiares enviaram relatos, fotografias e despedidas. 

Em cinco meses, foram realizados mais de 7,1 mil atendimentos (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Hospital de Campanha começa a receber pacientes

Pacientes internados com Covid-19 no Hospital Geral de Roraima (HGR) começaram a ser transferidos para o Hospital de Campanha em junho de 2020. Em cinco meses, foram realizados mais de 7,1 mil atendimentos na Unidade Básica de Saúde/Acolhida. Já na Área de Cuidados, foram quase seis mil atendimentos.

JULHO

Cápsula do tempo

A partir do momento em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou oficialmente a pandemia decorrente do novo coronavírus, milhões de pessoas no mundo todo tiveram que lidar com sentimentos desafiadores como a angústia, o medo e a incerteza. No Cápsula do tempo, os leitores puderam dividir suas angústias, suas memórias e também como enfrentavam a situação de isolamento que muitos precisaram passar. 

Reabertura do comércio

A Prefeitura de Boa Vista anunciou o plano de reabertura gradativa do comércio na capital, fechado em 22 de março em razão da confirmação dos dois primeiros casos de covid-19 no Estado. 

A morte do casal foi motivada por uma dívida de R$ 4,5 mil que o sócio tinha com Uirandê – Foto: Arquivo Pessoal

AGOSTO

Caso Josy e Uirandê

A sociedade roraimense se chocou com o caso da morte da empresária Joseane Gomes da Silva, de 29 anos, no domingo (23), o que provocou revolta em amigos e familiares. Inicialmente tratado como feminicídio, o desfecho dramático e quase cinematográfico do caso revelou um duplo homicídio. Antes considerado o principal suspeito pelo assassinato da namorada, o policial militar Uirandê da Costa Mesquita, de 29 anos, foi encontrado carbonizado nesta quinta-feira (27), após seu sócio confessar o crime por conta de uma dívida de R$ 4,5 mil que ele tinha com o soldado.

SETEMBRO

Mike Pompeo em Roraima

A visita à Roraima do secretário de Estado do governo dos Estados Unidos, Mike Pompeo, causou rebuliço à nível nacional e internacional. O Departamento do Estado dos EUA defendeu que a vinda ao Brasil e à parceiros da América do Sul teve o objetivo de defender a democracia, combater a covid-19 enquanto as economias da região são revitalizadas e fortalecer a segurança enquanto ameaças regionais. 

OUTUBRO

O carro do jornalista foi encontrado em chamas pouco tempo após o sequestro (Foto: Divulgação)

Caso Romano dos Anjos

O jornalista Romano dos Anjos foi encontrado  na região do Bom Intento, área rural de Boa Vista, amarrado, em estado de choque, após ser sequestrado e ter seu veículo carbonizado.

Morte de Edileusa Lóz (MDB)

A candidata a vice-prefeita Edileusa Lóz (MDB) faleceu na manhã deste domingo, 25, por volta das 06h, vítima do coronavírus. Ao lado do vice-prefeito Arthur Henrique (MDB), a ex-secretária de Gestão Social disputava uma vaga para a Prefeitura de Boa Vista (PMBV) nas eleições municipais de 2020.

A policial penal Adriana de Paula se tornou a primeira mulher a dirigir um presídio masculino no estado (Foto: Nizete Franco/FolhaBV)

Primeira mulher no comando da PAMC

O desafio de comandar a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), maior unidade prisional de Roraima, foi tomado pela policial penal Adriana de Paula, que se tornou a primeira mulher a dirigir um presídio masculino no estado.

NOVEMBRO

Roraima teve mais de 72 mil abstenções durante as eleições

A análise das estatísticas eleitorais deste ano apontam que Roraima teve alto percentual de abstenção, ou seja, de eleitores ausentes. Nas eleições municipais de 2016, o Estado somou 52.185 mil pessoas faltosas. Já neste ano, o índice somou 72.669 pessoas que não votaram.

DEZEMBRO

Carta Aberta dos Vereadores da Câmara Municipal de Boa Vista 

Onze dos 23 vereadores eleitos em Boa Vista, assinaram nesta terça-feira, 29 de dezembro, uma carta aberta onde anunciaram apoio à Genilson Costa (SD) para a disputa à presidência da Câmara Municipal de Boa Vista.

No documento os parlamentares falam sobre a dimensão que a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2021-2022 tomou na projeção política local, nas últimas semanas. “Muito foi dito, ataques indiretos foram feitos, mentiras foram contadas, fatos foram inventados e fake news foram criados”, diz trecho da carta.