Pais de alunos da Escola Vida Nova, localizada no Projeto de Assentamento (PA) Jatobá, no município do Cantá, voltaram a denunciar as condições precárias da instituição de ensino. Segundo os relatos, a unidade dispõe de apenas uma sala de aula para atender 35 estudantes, o que tem gerado situações de risco e acidentes devido à estrutura do prédio.
De acordo com Natália dos Santos, mãe de um aluno com necessidades especiais, cerca de dez estudantes da turma apresentam algum tipo de deficiência, mas a escola não conta com professor auxiliar para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.
“Já aconteceu um acidente com meu filho na escola. A professora, infelizmente, não dá conta de 35 alunos dentro de uma sala de aula. Fora as crianças ‘especiais’, a gente está cansado disso. Um dia desses a merendeira estava doente e as crianças passaram dois dias sem merendar”, relatou.
Atualmente, apenas uma professora é responsável por todos os estudantes, o que, segundo os pais, dificulta o acompanhamento adequado de cada criança. Os alunos também têm sofrido acidentes em razão da precariedade da estrutura. Em um caso recente, um estudante cortou o pé em um caco de vidro dentro das dependências da escola.
Denúncia recorrente
A situação já havia sido denunciada à FolhaBV em março de 2024. Na ocasião, a Prefeitura do Cantá informou que a escola está localizada em Caracaraí, mas é atendida pelo município. Ainda de acordo com a gestão, a unidade foi construída em gestões anteriores e uma reforma no prédio só poderia ser realizada com recursos federais.
A reportagem voltou a procurar a Prefeitura do Cantá para esclarecer novamente sobre as condições da escola. Até o fechamento desta matéria, não houve resposta.