Cotidiano

Concursados denunciam novo seletivo para professores no Cantá mesmo com concurso em vigor

Portaria publicada nessa terça (23) cria comissão para organizar outra contratação temporária na rede municipal

pagamento do fundeb aos servidores da educação do cantá
Sede da Prefeitura de Cantá (Foto: Divulgação)

Professores aprovados no concurso público da Prefeitura de Cantá, realizado em 2024, voltaram a denunciar a gestão municipal após a possível publicação de mais um processo seletivo para contratação temporária de docentes. A medida foi oficializada nesta terça-feira (23), por meio da Portaria nº 74/2025, assinada pela secretária municipal de Educação, Ana Marta Costa de Castro, e publicada no Diário Oficial dos Municípios de Roraima.

O documento institui uma comissão responsável por elaborar o edital e acompanhar todas as etapas do Processo Seletivo Simplificado nº 01/2025, destinado a professores para escolas municipais de tempo integral, como Tia Ercília, Dr. Arnaldo Brandão e Cristo Redentor.

Os aprovados, conforme denúncia no Ministério Público, apontam que a abertura de novo seletivo reforça o que classificam como “manobra da Prefeitura para manter temporários na rede municipal” e adiar a convocação dos aprovados no concurso, que ainda aguardam nomeação. “Enquanto há vaga no quadro de reserva, o prefeito do Cantá está fazendo seletivo para a escola integral?”, questionou um professor, que não será identificado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Essa não é a primeira vez que os profissionais denunciam que a demora para convocação está relacionada com a chamada de professores seletivados. Em junho, a Secretaria renovou a contração temporária desses profissionais por mais três meses. Na ocasião, a portaria reforçava que a perda de efeitos à medida em que os cargos fossem ocupados por concursados, o que não houve no intervalo de tempo.

“É um absurdo abrir outro seletivo quando existe concurso homologado e professores prontos para assumir. A gestão segue ignorando o direito dos concursados”, disse outro denunciante à Folha.

Entenda a Denúncia

O edital nº 001/2024 do concurso municipal prevê a convocação dos aprovados conforme a necessidade da administração, obedecendo a ordem de classificação. No entanto, os itens 14.4 e 14.5 também indicam que a contratação está condicionada à disponibilidade orçamentária e financeira, o que, segundo os denunciantes, estaria sendo usado pela gestão como justificativa.

Pela terceira vez a reportagem procurou a Prefeitura de Cantá para esclarecimentos sobre a situação, mas não obteve retorno até a publicação. O espaço segue aberto para manifestação.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.