
A primeira votação do Conclave terminou sem consenso. A fumaça preta que subiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, por volta das 21h (horário de Roma) desta quarta-feira (7), significou que os 133 cardeais eleitores não chegaram a um nome para suceder o Papa Francisco.
O sinal, aguardado por cerca de 45 mil fiéis reunidos na Praça de São Pedro, conforme o Vatican News, marcou o encerramento do primeiro dia de deliberações. De acordo com as regras do Conclave, o candidato precisa alcançar dois terços dos votos — ao menos 89 — para ser eleito.
Como não houve acordo, novas votações estão previstas a partir da manhã desta quinta-feira (8), com até quatro rodadas diárias. Além disso, duas fumaças estão previstas: uma ao meio-dia e outra à noite, por volta das 19h.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cardeais seguem reclusos
A fumaça preta, produzida pela queima dos votos com aditivos químicos, simboliza a ausência de consenso. Quando a fumaça branca subir, será o anúncio oficial de que um novo pontífice foi escolhido. Até lá, os cardeais permanecem em reclusão, proibidos de qualquer contato com o mundo exterior.