
O Centro de Artesanato Indígena Ko’Go Damiana foi reinaugurado na manhã desta segunda-feira, 17. O local funciona na sede da Secretária de Estado dos Povos Indígenas (SEPI), no Parque Anauá.
No evento, a SEPI distribuiu kits de irrigação, casas de farinha e chocadeiras. Além disso, lançou oficialmente o Projeto de Piscicultura com a entrega simbólica de alevinos e rações. As entregas visam aumentar a produção e segurança alimentar nas terras indígena.
O governador de Roraima, Antônio Denarium, ressaltou o volume de investimentos direcionados à população indígena.

“O Governo do Estado tem feito os maiores investimentos da história para as comunidades indígenas. Todos os municípios e comunidades indígenas têm investimento que vem do Estado, desde estrada, ponte, agricultura familiar, projeto de agricultura, entrega de casas de farinha, tratores, implementos,” destacou o Governador.
Ele completou que o objetivo é fazer com que os povos indígenas “produzam, gerem renda, gerem desenvolvimento e a capacitação dos nossos povos indígenas é de fundamental importância para o desenvolvimento do estado de Roraima.”

O Centro de Artesanato Indígena Ko’Go Damiana, passou por uma revitalização e ampliação completa.
Reinauguração e impactos
A Secretária da SEPI, Síria Mota, reforçou que o foco é o fortalecimento de políticas públicas.

“Estamos reafirmando e fortalecendo as políticas públicas para a população indígena, com vários projetos, com várias entregas. Hoje a Secretaria tem um carro-chefe, que é o Projeto de Avicultura, onde já estamos com 50 mil aves para o fortalecimento da segurança alimentar nas comunidades, e agora vem o fortalecimento da cultura indígena,” detalhou a Secretária.
As comunidades indígenas celebraram as iniciativas. O Tuxaua da comunidade Bom Futuro Renisson Miguel, presidente da Cooperativa de Produtores Indígenas do Estado de Roraima, demonstrou gratidão e satisfação.

“A gente se sente feliz por essa reinauguração desse prédio dos povos indígenas […]. A secretaria hoje está trazendo os benefícios para os povos indígenas, como os projetos de avicultura, projetos de piscicultura. Eu fico muito feliz e muito grato por isso” afirmou o Tuxaua.
O Centro de Artesanato Indígena Ko’Go Damiana está localizado no Parque Anauá, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, n° 2844, Bairro dos Estados. Está aberto ao público que deseja conhecer e adquirir peças autênticas dos povos de Roraima.