Cotidiano

Comunidades indígenas de Boa Vista têm falta de energia diariamente

Segundo moradores, a interrupção vem ocorrendo por três dias seguidos desta semana, sempre a partir das 21h e retornando nas primeiras horas do dia seguinte

Moradores das comunidades indígenas do Campo Alegre, Vista Alegre, Darôra, Ilha, Milho e São Marcos, localizadas na zona rural de Boa Vista, dizem que estão há dias com problemas de queda de energia elétrica nessas áreas.

Segundo eles, a interrupção vem ocorrendo por três dias seguidos desta semana, sempre a partir das 21h e retornando nas primeiras horas do dia seguinte. “Tem dias que o fornecimento de energia é suspenso por cerca de quatro no período da tarde. Estamos sem entender o que está ocorrendo”, ressaltou um aposentado morador da comunidade Campo Alegre, que pediu para não ser identificado.

“Ontem passamos o dia todo sem energia elétrica, e voltou era uma três horas da tarde. A qualquer momento desses alguém pode ter prejuízos por consequência de ter eletrodomésticos queimados. E ai, quem vai arcar com esse prejuízo”, questionou ele.

RORAIMA ENERGIA – Por meio de nota enviada à reportagem, a Roraima Energia informou: 

Em relação as reclamações das constantes faltas de energia na Região da Vicinal do Passarão e comunidades indígenas Campo Alegre, Vista Alegre, Darôra, Ilha, Milho e São Marcos, informamos que no último domingo (23), foi constatado por nossas equipes, que um morador estava consumindo energia de forma irregular, ligado diretamente na rede elétrica, por meio de um objeto confeccionado de arame no lugar da chave de proteção, deixando as demais localidades sem energia.

O mesmo ocorreu no dia (26), onde outro consumidor fez o mesmo procedimento, ocasionando novamente a falta de energia na região. 

Em um dos atendimentos feitos pela equipe, a mesma se deparou com artefatos (conforme imagem anexo) deixados ao lado do poste de que evidenciam tais atos de vandalismo.

Foi verificado também que o mesmo utilizou de um sistema que foge do parâmetros técnicos (chamado gambiarra) que acaba por trazer perturbações ao sistema, podendo acarretar em um desligamento de grandes proporções.

A intervenção irregular na rede de energia pode ocasionar curto e consequentemente provocar desligamentos da rede elétrica com prejuízos a outras residências como queima de aparelhos elétricos, além dos riscos de óbito.

A Roraima Energia informou ainda que as instalações da rede elétrica, que compreende equipamentos como transformadores, estruturas e meios de transmissão de energia, como cabos e demais componentes da rede, energizados ou não, constituem patrimônio da distribuidora e somente profissionais autorizados pela empresa podem intervir na rede elétrica.

Esclareceu também que tem alertado à população a não interferir na rede elétrica sobre hipótese alguma. Essas interferências podem ocasionar rompimentos de cabos e causar graves acidentes a terceiros.

Denuncie ações de vandalismo no 0800 701 9120.