Foto: Secom/Governo Federal
Foto: Secom/Governo Federal

Nesta segunda-feira (2), a comunidade de Sikamabiu, na região do Baixo Mucajaí, receberá a primeira unidade do programa de soberania alimentar do Governo Federal, que tem como objetivo incentivar a subsistência após os danos causados pelo garimpo na região.

Na região vivem cerca de 30 famílias, totalizando cerca de 400 indígenas. Com o programa, serão implementados um sistema de criação de peixes, com 8 mil alevinos, viveiro com potencial para 2 mil mudas, roça para o consumo da comunidade, aviário com 100 galinhas rústicas e formação de indígenas para manejo aquícola.

A unidade demonstrativa de Sikamabiu é a primeira de uma série de 8 unidades a serem distribuídas pelo território ainda neste ano. Os técnicos envolvidos no projeto afirmam que a entrega é um marco para a recuperação ambiental e, principalmente, para a garantia da segurança alimentar dos indígenas.

“O impacto desta ação é muito grande. A unidade modelo é um marco dentro do território. Onde já corremos o risco de levar tiro de garimpeiro, levamos estrutura e ferramentas para a conquista da soberania alimentar”, diz a pesquisadora da Embrapa Roraima Rosemary Vilaça, que atua no território desde 2022 e é uma das responsáveis pelo projeto das unidades demonstrativas.

A iniciativa é um trabalho conjunto que envolve o financiamento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) – são R$90 mil destinados à Unidade de Sikamabiu -, a execução sob responsabilidade da Embrapa Roraima, contando com a Funai no apoio logístico e articulação com a comunidade. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) também atua na parceria, levando conhecimento técnico ao território.

Todas as iniciativas compõem o Plano de Ação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Indígena Yanomami, liderado pela Funai. A fundação explica que as iniciativas convergem para o mesmo objetivo: realizar o acompanhamento da promoção do bem viver dos povos Yanomami e Ye’kwana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Visita de ministros

O ministro do Desenvolvimento Social, Welington Dias, a presidenta da Funai, Joênia Wapichana, a diretora substituta da Casa de Governo, Cleide de Souza, a secretária nacional de Aquicultura do MPA, Fernanda de Paula, e outras autoridades, representando o Governo do Brasil, irão à comunidade hoje (2) para fazer a inauguração destes ativos.

Foto: Secom/Governo Federal